Tratamentos estéticos e de autocuidado podem ser feitos em casa
Conheça atividades simples que nutrem o corpo e a mente no conforto do lar.
Imagine desfrutar de um dia de spa sem sair de casa. Isso é possível ao contratar profissionais para atendimento domiciliar: manicures, pedicures e massagistas podem oferecer os serviços no conforto do lar, permitindo cuidar de si, relaxar e se sentir renovado. Outra alternativa é aprender técnicas de autocuidado simples, mas que são capazes de fazer a diferença.
A busca por bem-estar é uma realidade, mas a distinção entre autocuidado e tratamentos estéticos se torna cada vez mais sutil. Os dois conceitos podem ser integrados por meio de uma rotina de beleza que não apenas aprimora a aparência, mas também nutre a mente.
O autocuidado é uma prática que envolve atividades que a própria pessoa realiza para cuidar da saúde física, mental e emocional. Os tratamentos estéticos, quando realizados de maneira consciente e equilibrada, podem ser uma forma de colocá-lo em prática. Um exemplo é pensar que os benefícios da massagem relaxante não se limitam a melhorar a aparência da pele e envolvem, também, aliviar o estresse e a tensão.
Nesse sentido, uma opção é investir em um curso de massagem em São Paulo ou outras cidades do Brasil. Além da possibilidade de oferecer o serviço para quem tem o interesse em receber o serviço na comodidade de casa, o conhecimento também propicia a aplicação de técnicas relaxantes de autocuidado.
Embora seja vista, sobretudo, como um tratamento estético, a depilação também pode ser uma forma de autocuidado, pois contribui para aumentar a autoestima e a confiança. Há uma variedade de produtos disponíveis para depilação em São Paulo e outras localidades.
Hábitos simples favorecem o bem-estar e a saúde
O autocuidado diário inclui atividades simples, como destacam a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cuidados com a pele: A SBD recomenda manter uma rotina de limpeza duas vezes ao dia para não acumular oleosidade. O uso de sabonete adequado para cada tipo de pele e protetor solar também são citados para manter a beleza e a saúde.
Exercícios físicos: A prática regular de exercícios físicos ajuda a manter o corpo saudável e a mente equilibrada. A orientação da OMS é a prática semanal de 150 minutos de atividades de intensidade moderada.
Alimentação balanceada: Uma dieta rica em frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais contribui para a saúde do corpo e da pele, conforme informam o Ministério da Saúde e a SDB.
Hidratação: Beber água suficiente ao longo do dia também é indicado pelos órgãos de saúde para manter o bem-estar e o funcionamento do organismo.
Sono de qualidade: Dormir bem é essencial para a recuperação do corpo e da mente, além de contribuir para a saúde da pele.
Tratamentos contribuem para o autocuidado
Além da incorporação de hábitos saudáveis, há várias dicas de autocuidado que é possível realizar em casa, o que inclui tratamentos estéticos.
Cuidados com o cabelo: A orientação é usar uma máscara de hidratação profunda, pelo menos, uma vez por semana para manter o cabelo saudável e brilhante. O óleo de coco é uma opção de tratamento natural. Depois de aplicá-lo, é preciso permanecer por algumas horas e, posteriormente, lavar os cabelos normalmente.
Manicure e pedicure em casa: Manter as unhas bem cuidadas é uma parte importante do autocuidado. Uma dica é usar um creme hidratante para as mãos e pés diariamente. Empurrar as cutículas para trás, em vez de cortá-las, ajuda a evitar infecções. Opte por esmaltes de boa qualidade para garantir uma manicure duradoura.
Meditação e mindfulness: São práticas direcionadas para a saúde mental. Neste caso, encontre um local tranquilo da casa para meditar sem interrupções. A prática pode ser realizada diariamente, com o auxílio de aplicativos.