Pupila dilatada em pets: O que significa?
Para quem está sempre de olho no seu amiguinho peludo, a pupila dilatada em pets pode chamar a atenção. Cães e gatos estão sujeitos a várias enfermidades oculares, porém, este sinal específico pode não significar nada além de um momento de estado emocional ou hormonal do bichinho.
Como nossos amiguinhos não falam, é importante observar a frequência com que isso ocorre, o ambiente no qual o animal vive ou possíveis sinais que podem afetar o animal. Caso tenha dúvidas, procure um veterinário para obter mais informações, se tranquilizar e ter certeza do que acontece com seu pet.
O que são pupilas dilatadas em pets?
A parte central do olho, conhecida como pupila, pode se dilatar ou encolher, como acontece também com humanos. Geralmente é mais perceptível em gatos, que possuem a pupila em forma de fenda, o que torna a dilatação bem evidente, mas acontece, também, com cachorros.
Muitos a conhecem como “olho de baleia”. Essa dilatação ou contração da pupila é um movimento natural do funcionamento do aparelho ocular, mas pode ser também um indicativo de que algo pode estar errado com seu pet. Então, antes de se desesperar e correr para um veterinário, convém prestar atenção ao dia a dia dele, pois este sinal ocular pode ser algo completamente normal.
Fatores que influenciam o tamanho da pupila
Existem vários fatores que levam à pupila dilatada em pets, no qual alguns deles são naturais enquanto, outros, podem indicar problemas de saúde. Os principais fatores que influenciam o tamanho da pupila são:
- Luminosidade do ambiente: É o principal fator de dilatação da pupila. Em ambientes com menos luz o felino ou doguinho tende a dilatar a pupila para enxergar melhor.
- Período de cio: Pode acontecer a alteração dos olhos em um período máximo de 20 dias tanto para cães quanto para gatos.
- Atenção: Quando estão muito focados em uma atividade ou brincadeira que seja muito interessante para eles.
- Fatores emocionais: Empolgação, estresse, insatisfação, ansiedade ou medo, podem causar a dilatação da pupila em pets também.
- Doenças: A mais comum é o deslocamento de retina do animal. Porém, outros problemas oculares, como glaucoma, podem ter como sintoma a pupila dilatada.
Então o ideal é ficar de olho e notar o comportamento assim como o que está em volta do seu doguinho ou gatinho. Para bons tutores de pet, a observação é a principal prevenção de problemas.
Quando se preocupar com a pupila dilatada em pets?
Na maioria das vezes, a pupila dilatada em pets não significa um motivo de preocupação. Mas é importante observar a frequência com que isso acontece e a duração do sintoma. Considere também mudanças como a chegada de outro animal em casa, alterações no ambiente, novas pessoas no convívio do lar, por exemplo.
Caso perceba que além da dilatação da pupila existem outros sintomas como vermelhidão, pontinhos vermelhos no olho, excesso de secreção ou mesmo que o animal está muito incomodado com os olhos, ao tentar limpar toda hora ou trombando com móveis e objetos na casa, é hora de procurar um veterinário.
O que fazer quando o pet estiver com a pupila dilatada?
Quando notar que este sinal está durando mais do que o normal, ou mesmo caso tenha dúvidas, o mais indicado é procurar um veterinário para examinar seu pet. Caso seja preciso tratamento médico, em alguns casos apenas tratamento com medicação irá resolver.
Quanto antes o pet for diagnosticado, mais chances de resolver o problema e deixar seu amiguinho 100% de novo. Apenas em casos mais graves podem ser necessários procedimentos mais invasivos como cirurgia, por exemplo.Se o seu pet precisar de tratamento para algum problema ocular ou outras situações veterinárias, como Acabar com pulga de cachorro, encontre os medicamentos para o melhor tratamento de seus amigos peludos com a máxima confiança para os tutores na DrogaVET.