5 Dicas para criar bons hábitos de alimentação

A alimentação está em uma das principais responsáveis pela saúde, ou a falta dela, no corpo humano. Cada dia que passa a frase “nós somos o que nós comemos” se torna mais consagrada na realidade. E criar bons hábitos de alimentação não é coisa fácil.

Tanto que muitas pessoas estão indo atrás de cursos online para realizar uma transformação completa em suas rotinas de alimentação. Tentando eliminar e destruir hábitos nocivos que ninguém deveria ter.

Seja como for, a maioria das doenças desenvolvidas hoje estão relacionadas de alguma forma com o que comemos. Não exatamente em questão de contaminação, mas por exemplo como em imunodepressão causado por certos alimentos.

Outras doenças são o resultado de uma vida inteira de excessos e hábitos ruins. Até porque você não ganha um abdômen trincado caso resolva comer só gorduras trans por toda a sua vida.

Mas mudar hábitos é definitivamente um desafio enorme para a maioria das pessoas. Principalmente porque o nosso organismo é programado com um instinto que nem sempre utiliza a lógica racional.

Todos já tentamos fazer planos de dieta alguma vez e acabam infelizmente encontrando com uma desistência frustrantemente rápida.

Sendo assim, gostaria de tirar um tempinho hoje para tratar do assunto e mostrar 5 dicas para criar bons hábitos de alimentação.

O objetivo é que você possa começar hoje a ter uma vida muito mais saudável do que está acostumado.

Vamos conferir?

5 dicas para criar bons hábitos de alimentação

Primeiramente é importante dizer que eu não estou prescrevendo para você uma dieta. Até porque cada pessoa é única, e pode ter necessidades diferentes.

Isso se não contarmos os vários casos de alergias e outros problemas crônicos que acontecem com bastante frequência.

Então, siga o plano nutricional que um profissional te orientou. E ele recomendar algo contrário do que está sendo dito, fique com a orientação dele.

1 – Pare para comer

Para começar vamos voltar a um hábito bastante antigo, mas extremamente importante. Para você ter uma alimentação satisfatória é importante que você pare para comer fazendo outras mil coisas.

E isto vale até mesmo para atividades passivas, como por exemplo ver algum seriado, jornal ou filme.

Se você quer realmente comer no ritmo correto, fazer uma boa digestão e se sentir satisfeito, vai precisar também de um respeito pela refeição.

Sente-se numa mesa ou onde for possível e tome o seu tempo para se alimentar. Isto irá até mesmo facilitar a sua digestão, evitando aquela longa sonolência. Um chazinho de boldo após a sua refeição também cai super bem.

2 – Conte até 30 mastigações

Precisamos mastigar alimentos, esta é uma necessidade de todos nós. Quando não comemos mastigando uma quantidade adequada de vezes, provavelmente o alimento entrará em um estado mais bruto e sólido no nosso trato digestivo.

Sabe o que a nossa boca tem que o trato digestivo não tem? Isso, dentes. Se você não comer da maneira correta, não irá digerir da maneira correta. Isto acontece porque você pulou uma etapa da alimentação.

Então se for necessário chegue até mesmo a contar o número de vezes que você está mastigando. Colocando sempre porções razoáveis de comida dentro da sua boca.

3 – Durma bem

Você pode achar estranho eu falar de sono quando o assunto é alimentação, mas as duas coisas estão bem ligadas. E não estou falando do sono que você sente após comer muito.

Quando não dormimos direito nosso corpo acaba liberando uma grande dose de hormônios que nos deixam naturalmente estressados. Isto acaba fazendo com que a gente sinta uma necessidade de descontar em algo, no caso a alimentação.

Além disso, a alimentação é uma fonte rápida de energia, e se você não dormiu, vai precisar de bastante.

Mas para que tudo dê certo, é importante notar que você precisa dormir ao menos 8 horas por dia. Sendo isto feito de maneira ininterrupta e de preferência começando até às 22h.

4 – Comece pelas saladas

Um outro ponto muito comum que as pessoas erram é começar a comer pelos pratos quentes. Aqueles que enchem nossos olhos toda vez que são servidos.

Embora eles sejam bastante agradáveis, é importante dizer que a salada é a melhor maneira de iniciar uma refeição.

Isto porque ela vai conter uma boa porção de fibras insolúveis, que não só ajudam a limpar o nosso trato digestivo, como também garantem uma maior sensação de saciedade sem entregar uma grande quantidade de calorias.

No final acaba sendo uma aposta muito positiva para o nosso corpo. Fazendo com que a gente coma de acordo com a necessidade.

5 – Não beba líquidos

Ingerir líquidos é uma outra jogada terrível. Principalmente pelo fato de que nosso estômago possui a habilidade de se dilatar.

Então, não só você terá mais fome no longo prazo, como também terá a situação de fazer a refeição, se sentir satisfeito, e alguns minutos depois vai acabar com o líquido absorvido e um estômago meio vazio.

Não estou falando que você tem que seguir isso até mesmo em celebrações ou coisas do gênero. Mas este não deve ser o seu hábito de uma maneira geral.

Até porque a maioria das pessoas vai se descontrolar todas as refeições se for possível.

Considerações finais

O grande problema em questão é que para criar esses bons hábitos de alimentação você precisa de muita disciplina. A notícia boa é que quando você se mantém na linha por um determinado tempo, acaba criando a necessidade involuntária de agir daquela maneira.

Ou seja, o maior esforço que você vai fazer é inicial, e provavelmente será recompensado no médio e longo prazo.

Cursos online de nutrição e boa forma também são excelentes opções de se garantir uma saúde de ferro sem necessariamente ter que pagar um profissional logo de cara.

Sendo que é importante sempre consultar um médico para entender a sua real situação em questões de saúde.

E por hoje é isso, espero ter te ajudado com algumas dicas importantes. Mas ainda ficou alguma dúvida sobre o tema, sem problema. Estou aqui para te orientar no que for possível.

Basta ir até os comentários e fazer a sua pergunta ou observação, ok?

Até a nossa próxima dica!

Deixe um comentário