A importância de uma alimentação saudável para a saúde bucal
A boa alimentação é um dos pilares de uma vida saudável, juntamente com a boa hidratação e a prática regular de exercícios físicos. Os alimentos saudáveis contêm propriedades que beneficiam todo o corpo, inclusive a dentição.
Os benefícios de uma alimentação saudável à saúde bucal são vários e podem ser resumidos no fortalecimento da estrutura dos dentes e até mesmo em sua higienização, potencializando o efeito da limpeza de dente.
Veja as demais atuações da nutrição na saúde bucal.
Alimentação e saúde bucal
A boca é considerada o nosso cartão de visita pelos dentistas. Logo, as preocupações quanto a estética e a estrutura da arcada não devem se limitar à qualidade da higiene bucal. A alimentação saudável, vem então como um complemento, fazendo com que o efeito de uma boa limpeza não seja perdido pela má nutrição.
A má nutrição afeta negativamente toda a boca, uma vez que alimentos açucarados são os principais causadores da cárie. Além disso, os efeitos nocivos que a má alimentação traz a zona bucal podem ser também sinais de danos ainda maiores no interior do organismo.
Essas reações negativas podem indicar a carência e a necessidade de determinado nutriente na alimentação, fazendo-se necessário a sua reposição e a reeducação alimentar.
Deve-se atentar também a textura e a facilidade de remoção dos resíduos na higiene bucal, quanto mais difícil, maior a probabilidade de danos. Uma vez que se consome alimentos de difícil remoção, se exige mais da higiene bucal, e é mais provável que ela não seja tão eficiente, favorecendo a formação de placas bacterianas.
A importância das propriedades nutritivas
A alimentação pode colaborar ou limitar a higiene bucal. Enquanto os alimentos açucarados favorecem a formação de placas bacterianas e futuramente das cáries, existem aqueles que ajudam na limpeza da dentição.
Esses alimentos chamados “detergentes”, ajudam na eliminação de restos que ficaram sobrepostos na superfície do dente. Dentre eles estão a laranja, a pêra e a maçã.
Os alimentos açucarados, por sua vez, influenciam na queda do pH da boca, o que leva a desmineralização do dente, e por isso as eventuais complicações. Denominados cariogênicos, alguns exemplos são o chocolate, chicletes e balas.
A falta de nutrientes e minerais essenciais ao bom estado e ao fortalecimento do organismo também influenciam no desenvolvimento de problemas bucais. Dentre as alterações na boca que podem indicar essa ausência estão a afta, a queimação bucal, o sangramento da gengiva, doença periodontal e a cárie. As refeições devem então conter vitaminas, cálcio, ferro, magnésio e zinco em sua composição.
Alimentação restritiva não é uma opção
Mesmo que certos alimentos deixem nossos dentes suscetíveis à cárie, a alimentação restritiva não é uma opção. A ação indicada pelos nutricionistas é que comidas açucaradas e gordurosas sejam substituídas por pratos saudáveis e nutritivos, que beneficiam a todo o corpo, incluindo a zona bucal.
Uma vez que há a junção de bons hábitos, com a escovação precisa, a passagem do fio dental, o uso do enxaguante bucal, a visita regular ao consultório odontológico e a boa alimentação como aliada, a saúde bucal é enfim conservada.
A cárie e a alimentação
Como dito, uma dieta concentrada em alimentos com grande quantidade de carboidratos e açúcares influencia na incidência de cáries. Isso acontece, pois, essas categorias possuem um combustível adicional a produção de ácidos nocivos, que influenciam a desmineralização do dente.
As bactérias, que por sua vez são naturais da boca, adaptam os açúcares para a sintetização de acidez. Logo, a higiene bucal completa é a solução para que a placa bacteriana seja removida, evitando a futura formação da cárie, de tártaro e até mesmo gengivite.
A boa alimentação, nesse caso, faz com que o corpo se fortaleça e seja capaz de reagir contra os agentes causadores da doença; não ignorando a boa higiene bucal. A importância desses dois hábitos deve ser evidenciada desde o início, impedindo que as crianças tenham seus dentes desgastados com o tempo.
Alimentação, higiene bucal e estética
Uma boa alimentação, ajuda na boa higiene bucal, e uma boa higiene bucal, promove uma estética mais agradável ao sorriso. Além dos alimentos cariogênicos, há aqueles que mancham os dentes.
Bebidas como o chá, o café e o vinho são um dos exemplos que podem desgastar e escurecer os dentes em um longo período de tempo. Isso se deve a sua forte pigmentação, que conseguem penetrar o esmalte da arcada e fazer com que as manchas sejam estáveis.
Para a solução desse problema, a intervenção da limpeza dental não é eficiente, necessitando do procedimento do clareamento dental. A reação da pigmentação na arcada faz com que a dentição fique com um aspecto menos saudável, e assim, menos atraente.
Portanto, não deixe de lado os cuidados necessários quanto à saúde bucal, e tenha em mente que os cuidados com sua dieta estão diretamente relacionados. A colaboração de seu dentista e um nutricionista é bem-vinda e só é capaz de trazer benefícios.