Como Construir Autoestima para o Ano Novo

Com a chegada do ano novo, muitos de nós encontramo-nos a refletir sobre áreas das nossas vidas que queremos melhorar. Uma área que necessita frequentemente de atenção é a da autoestima. A baixa autoestima pode levar a sentimentos de inutilidade e falta de motivação ou confiança. Felizmente, há muitas formas de aumentar a sua autoestima e começar 2021 a sentir o seu melhor.

Ao entrarmos num novo ano, muitos de nós aproveitam a oportunidade para organizar as suas vidas, estabelecer melhores hábitos e, em última análise, construir a sua autoestima. Um passo importante para o fazer é tomar algum tempo para refletir sobre um artigo religioso ou espiritual. Fazê-lo pode dar-nos a oportunidade de nos concentrarmos em afirmações positivas que ajudam a construir o poder interno, em vez de nos concentrarmos no mundo externo. Isto poderia incluir a leitura de escrituras, a meditação de citações edificantes ou a escrita de mantras religiosos numa revista. Demorar 30 minutos todos os dias para atividades como estas pode ser um longo caminho para ajudar alguns de nós a avançar e obter maior sucesso no próximo ano.

autoestima

Estabelecer Objetivos Realistas

Quando se trata de melhorar a sua autoestima, é importante estabelecer objetivos realistas que possa realmente alcançar. Comece por escrever uma lista de coisas que pensa que o fariam sentir-se melhor sobre si próprio – coisas como fazer mais exercício, experimentar novas atividades, aprender algo novo, etc. Depois parta esses objetivos em pedaços menores, que sejam mais fáceis de abordar. Por exemplo, em vez de estabelecer um objetivo ambicioso como “perder 20 libras (ca. 9 kg)” ou “aprender uma nova língua”, dividi-lo em ações menores como “dar um passeio todos os dias” ou “praticar espanhol durante 30 minutos todos os dias” Desta forma, terá mais probabilidades de alcançar os seus objetivos porque os passos envolvidos não são demasiado esmagadores ou intimidadores.

Construir Hábitos Positivos

Uma das formas mais eficazes de construir a sua autoestima é estabelecendo hábitos positivos que o ajudarão a sentir-se bem consigo próprio a longo prazo. Isto pode ser qualquer coisa, desde dedicar tempo para si próprio todos os dias a meditar ou ler livros, ou podcasts motivacionais. Pode também tentar desenvolver hábitos alimentares saudáveis e fazer exercício regularmente – atividades que comprovadamente aumentam o humor e os níveis de energia, enquanto o ajudam a olhar e a sentir-se melhor consigo mesmo. Independentemente dos hábitos positivos que decida construir este ano, mantenha-se fiel a eles e dê-se crédito a si próprio quando o fizer!

Foco no que se pode controlar

Quando se trata de melhorar a sua autoestima em 2021, é importante não se concentrar demasiado em coisas fora do seu controlo – como o que as outras pessoas pensam de si ou como alguém parece bem-sucedido em comparação consigo – e, em vez disso, concentrar-se em coisas que estão dentro do seu poder, tais como o quanto se esforça por alcançar algo significativo para si próprio. Pode ser tentador, por vezes, comparar-nos com os outros, mas tente não ser apanhado a comparar maçãs com laranjas; todos têm uma viagem única e não há dois caminhos idênticos, por isso concentre-se no que torna o seu especial!

Conclusão:

A melhoria da autoestima não acontece muito rapidamente, mas pode ser alcançada se dermos um passo de cada vez, estabelecendo objetivos realistas que podemos realmente alcançar, construindo hábitos positivos nas nossas rotinas diárias e concentrando-nos no que podemos controlar em vez de nos compararmos com outros que podem parecer mais bem sucedidos do que nós. Com estas dicas em mente, 2023 trará certamente muitas oportunidades de crescimento pessoal e maior autoconfiança! Não se esqueça que todo o progresso leva tempo, por isso dê-se crédito ao longo do caminho e em breve, estará aqui com renovada fé em si!

Deixe um comentário