Como cuidar da sua pele pós-sol e conseguir o bronzeado perfeito
Confira as dicas para obter um bronzeado perfeito e saudável por mais tempo sem danificar a pele
Todo mundo quer manter aquele bronzeado o maior tempo possível, conquistado depois de muito tempo do corpo exposto ao Sol. Para conseguir manter a pele bronzeada por mais tempo, existem algumas dicas de cuidados para se ter antes e depois da exposição solar.
Em primeiro lugar, é importante saber que o horário mais indicado para o bronzeamento é antes das 10h e após às 16h, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Nesses horários, a menor incidência de sol vai ser menos prejudicial à sua pele.
Continue a leitura para conferir mais dicas de cuidado para o bronzeado perfeito.
Hidrate a pele antes e depois de tomar sol
Não importa se você vai ou não se expor ao sol, a hidratação deve acontecer diariamente. É ela quem vai cuidar da saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, e evitar a descamação ou o ressecamento da pele.
No entanto, não é passando qualquer produto na sua pele que você vai garantir esse cuidado. Para hidratar a pele com qualidade, é importante buscar entender quais são os produtos certos para o seu tipo de pele.
Protetor solar é indispensável
A regra é clara: usar protetor solar é obrigatório na exposição solar. Não importa se o objetivo é o bronzeamento, o filtro solar é indispensável. Seu uso evita doenças graves de pele, como o câncer, e previne o envelhecimento precoce.
Além disso, ele vai ser um fiel aliado caso você passe do ponto na exposição solar, ajudando a prevenir queimaduras.
É importante saber que ele deve ser aplicado de preferência sem roupa, para que seja espalhado pelo corpo todo. Dessa forma, nenhuma parte vai ficar vulnerável e o bronzeado fica distribuído igualmente pela pele. Ele também deve ser reaplicado a cada duas horas ou toda vez que houver contato com a água, como após os mergulhos, para reforçar a camada protetora.
Cuidados para preparar a pele para o sol
Não é só depois do sol que a pele precisa de cuidados. Antes de se expor, existem alguns passos essenciais para preparar a pele para o bronzeamento.
Para isso, você deve esfoliar a pele. Esse processo vai ajudar não só a remover as células mortas, mas também a tirar resquícios de produtos, como óleos e cremes. Essa etapa deixará o bronzeado muito mais uniforme posteriormente.
Dicas para cuidar da pele depois do bronzeamento
Depois de conquistar o tão sonhado bronzeado, é preciso tomar alguns cuidados para mantê-lo. Uma das formas de fazer isso é usar uma loção pós-sol. Além de conseguir aliviar a irritação da pele, que pode acontecer caso a exposição seja um pouco demais, ela causa uma sensação de frescor à pele.
Além do uso de uma loção pós-sol, outro cuidado que deve ser mantido após o bronzeado é evitar banhos quentes. O ideal é que a temperatura do banho seja apenas de água morna e fria.
Não esqueça de consultar um dermatologista
Quando as pessoas falam para procurar um médico, elas não estão brincando. Um profissional adequado pode fazer toda a diferença no cuidado com a pele.
Sem dúvidas, esse é um investimento que vale a pena ser feito, pois pode orientar melhor e evitar que você tenha gastos desnecessários com produtos inadequados. Um profissional especializado vai recomendar os produtos certos para o seu tipo de pele e os possíveis tratamentos, caso você precise.
Invista em uma boa alimentação
De nada adianta manter todos os cuidados externos e não considerar a saúde. Cuidar da pele de dentro para fora é tão importante quanto qualquer outro.
Para isso, é importante beber bastante água, tanto para evitar a insolação, quanto para hidratar o corpo. Além disso, é indicado consumir alimentos que contenham vitaminas A e E, pois elas têm ação antioxidante.
Por fim, outra dica é ingerir alimentos com betacaroteno — como a cenoura, que já é uma velha conhecida de quem gosta de se bronzear —, pois eles facilitam não só conquistar, mas também manter o bronzeado.