O que fazer quando a acne está arruinando sua confiança

Tão comum quanto a própria acne é a insegurança e as preocupações com a saúde mental relacionadas ao seu desenvolvimento e presença. Um estudo indicou que os pacientes com acne eram 3 a 4 vezes mais propensos a sofrer de depressão do que a população em geral.  

Se você acha que a acne está arruinando sua confiança, existem algumas etapas que você pode seguir.

Aceite que a acne é mais do que uma simples condição de pele, e você não é irracional ao perceber que a acne afeta sua confiança e saúde mental. A acne tem um  impacto psicológico, o que torna o seu tratamento tão importante.

Grande parte da frustração que você sente em relação à acne pode não ser causada pela acne em si, mas por uma sensação de falta de controle. Pode ser extremamente desanimador tentar todos os tipos de tratamento para acne que você encontra e ainda não ver os resultados que gostaria.

É por esse motivo que recomendamos o uso de um regime de cuidados com a pele que funcione com garantia e algumas dicas são essenciais.

Reduzir sua acne pode ajudá-lo com confiança e melhorar sua saúde mental, então vamos ver o  que fazer para ter confiança com acne.

Entenda os efeitos da acne na saúde mental

Se você está pensando que a acne está arruinando minha confiança, não é porque você é superficial ou vaidoso. 

A acne vai muito além de uma simples condição de pele, e estudos clínicos demonstraram que a acne pode ter os seguintes efeitos na saúde mental e na qualidade de vida:      

Ter acne geralmente afeta a maneira como as pessoas se vestem ou usam o cabelo, por exemplo, fazendo com que as pessoas deixem o cabelo crescer mais para esconder a pele.

Alguns alunos com acne relataram ter relacionamentos de qualidade inferior com familiares e amigos, pior desempenho na escola e menos experiência com encontros sexuais e românticos, todos os quais atribuíram à acne.

Às vezes, sabe-se que a acne afeta negativamente a qualidade de vida.

A acne também foi associada a: 

Menos chances de emprego, talvez devido à menor disposição de arriscar ou abordar potenciais empregadores.

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Sentimentos de raiva, ansiedade e vergonha
  • Satisfação corporal inferior (independentemente do peso ou imagem corporal anterior)

Alguns estudos demonstraram que existe uma relação entre os níveis de estresse e a gravidade da acne, com, por exemplo, estudantes universitários relatando aumento da acne durante os exames finais. 

Considerando que os níveis de ansiedade estão aumentando constantemente em muitos países, começa-se a ver uma imagem do círculo vicioso de estresse causando acne e estresse, e assim por diante, por conta disso procurar por tratamentos dermatológicos para acne é a melhor solução.  

Embora o prognóstico possa parecer sombrio, vale a pena mencionar que muitas vezes a diferença entre se alguém experimenta ou não esses sintomas psicológicos, tem pouco a ver com a gravidade de sua acne. 

Existe alguma correlação entre a gravidade da acne e problemas de saúde mental, mas, na maioria das vezes, duas pessoas podem ter a mesma gravidade da acne e uma delas pode desenvolver ansiedade e outra não pode sentir nenhum efeito em sua confiança. Às vezes, sua resposta à acne não tem nada a ver com a acne em si e tudo a ver com sua resiliência. 

Ou seja, se você encontrar maneiras de se sentir confiante, desejável e poderoso independente de sua acne, poderá evitar muitos dos efeitos colaterais preocupantes de saúde mental associados à acne vulgar. 

Reconheça que a acne não tem idade ou sexo

Embora a acne tenha a reputação de ser uma condição que aparece durante a puberdade e desaparece na idade adulta, a acne adulta está aumentando, embora os cientistas não tenham certeza do motivo. 

Se você pensou que seria muito velho para ter acne em algum momento, pode ser benéfico para você colocar essa noção pré-concebida de lado para que você não se sinta mais desapontado ou isolado por sua acne.

Na adolescência, a acne é mais comum entre os homens do que entre as mulheres. Quando envelhecemos, essa estatística muda e a acne se torna mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Mas o fato é que a acne afeta homens e mulheres.  

Às vezes, cosméticos, procedimentos, produtos e rotinas de cuidados com a pele têm uma reputação de gênero. Alguns podem achar que manter uma rotina consistente de cuidados com a pele é algo inerentemente feminino. Mas tanto homens quanto mulheres sofrem de acne e, portanto, homens e mulheres podem se beneficiar de um tratamento eficaz contra a acne.   

Bloqueie o Ruído

Quando você tem acne, de repente todo mundo tem doutorado em dermatologia. Então, coloque seu fone de ouvido bluetooth, sua música preferida e ignore essas pessoas.

Todo mundo tem conselhos sobre o que você precisa comer, com que frequência deve lavar o rosto, com que frequência deve lavar as fronhas ou tocar a pele, a lista continua. Esse conselho geralmente vem de pessoas que parecem nunca ter tido uma espinha na vida.

Mas aqui está a realidade: a acne é complexa e você não vai se livrar dela simplesmente lavando o rosto com mais frequência ou cortando alimentos gordurosos. 

Para tratar sua acne, você precisará de uma abordagem multifacetada que aborde todas as muitas causas e gatilhos da acne: inflamação, poros entupidos, excesso de produção de óleo e supercrescimento de bactérias, além de contribuir para a saúde geral da pele.  

Pare de tentar tratamentos que não funcionam

Uma desvantagem de muitas pessoas e marcas que não reconhecem os profundos efeitos psicológicos da acne é que a desinformação pode correr solta. 

As informações sobre a acne, sejam elas divulgadas por meio de anúncios, internet ou boca a boca, não são regulamentadas com a intensidade que deveriam.

Por esse motivo, tudo sob o sol é oferecido como o melhor remédio caseiro para acne ou a origem de todas as suas manchas. Então, de repente, você cortou açúcar e laticínios de sua dieta e tentou tratamento médico e máscaras faciais de abacate/mel/aveia/carvão e sua acne ainda não melhorou e você fica razoavelmente frustrado.

A acne em si não é injusta, porque é um processo normal e natural com o qual muitas pessoas convivem. Mas a maneira como as marcas vendem tratamentos que sabem que não funcionam não é justa. 

Parte de sua desesperança em relação à acne pode não vir das manchas em si, mas de se sentir-se cansada de tentar tratamentos que prometem acabar com a acne e não fazem diferença.

Desenvolva um regime de cuidados com a pele que aumente a confiança

A melhor coisa a fazer quando a acne está atrapalhando seus níveis de confiança e autoestima é retomar o controle da situação com uma rotina de cuidados com a pele forte, direcionada e eficaz.

Dessa forma, com certeza você vai começar a ver resultados e sua autoestima e alegria irão voltar para aproveitar ao máximo o que a vida pode te fornecer.

Deixe um comentário