Saúde feminina: Como ficar bem e com a autoestima lá em cima todos os dias do mês!
Relacionamentos negativos, fracasso profissional, sonhos não realizados, separações, muitos são os fatores que podem impactar diretamente na formação de nossa autoestima.
E se engana quem pensa que apenas relacionamentos que não deram certo podem pesar em nossa autoestima, geralmente, são até aqueles com pessoas mais próximas, como irmãos, pais, professores, amigos de escola, entre outros que, de alguma forma, passaram uma mensagem não muito positiva, que contribuem para abalar a imagem que temos sobre nós mesmos.
Mas, afinal, o que é autoestima?
A autoestima é o resultado positivo, ou negativo, de nossos relacionamentos, pensamentos e experiências, que acabam ajudando a definir nossa autoimagem, a opinião que temos sobre nós mesmos, sobre nossas limitações e capacidades.
Mas, a boa notícia é que é possível, SIM, mudar a chavinha e reverter o processo de baixa autoestima, não é tão simples, mas basta praticar essas dicas e, claro, lembrar que você é quem conduz sua vida e, portanto, só você pode mudar a forma de encará-la.
Quer levantar a autoestima? Então, siga essas dicas!
1. Aposte em frases motivacionais
Ok,parece meio clichê, não é mesmo? Mas, acredite, elas podem ser o gatilho que precisa para reverter sua baixa autoestima. Se for preciso, cole no espelho alguma que tenha chamado sua atenção, deixe em sua cabeceira, embaixo do travesseiro, vale tudo para se sentir bem e encorajada a seguir em frente.
2. Invista em atividades que gosta
Caminhada, corrida, esteira, ir a academia, ouvir música, dançar, cantar, desenhar, jogar, tocar violão, escrever, assistir uma série, um filme, enfim, procure dedicar, pelo menos, uma hora ao dia a fazer aquilo que gosta e lhe dá prazer, e sem se preocupar com a opinião de NINGUÉM. Fazer atividades que gostamos, comprovadamente, aumentam nossa segurança.
3. Cuide de sua saúde
Invista em uma alimentação saudável, cuide de você e de sua saúde, não condicione prazer à guloseimas, que é bem comum em quem está com a autoestima lá embaixo. Assim sendo, aposte em frutas e comidas mais nutritivas mas, claro, sem radicalizar e abrir mão do que lhe dá mais prazer. Sendo assim, se permita, por exemplo, um queijo com vinho nos finais de semana, um sorvetinho…
4. Faça as pazes com o espelho
Não seja tão crítica com você! Ao se olhar no espelho procure ver seus pontos positivos. Saiba tirar proveito de suas características, sem procurar se enquadrar em padrão nenhum e invista em um guarda-roupa bem bacana!
Enfim, invista em você, e se não tiver tempo, compre pela internet, hoje é possível comprar de tudo, desde cintas, roupas de todas as marcas, lingeries diferentes e de todos os tamanhos, até calcinha absorvente online, enfim… se permita!
5. Não se autodeprecie na frente de ninguém
Jamais dê munição para quem gosta de criticar, muito pelo contrário, se sentir que alguém está querendo depreciar algo em você, ou lhe colocar para baixo, seja categórica em se defender. Não permita que enfraqueçam sua autoestima. E a semente só nasce em terreno fértil, ou seja, se perceberem que não vão lhe atingir, com certeza, a tendência é não lhe perturbarem mais, ou acabarem se cansando.
E é isso, agora é experimentar colocar essas dicas, já testadas e comprovadas, em prática e, com certeza, manterá a autoestima lá no alto todos os dias!