Tártaro nos dentes: Principais causas e tratamentos
Muitas vezes, os dentes passam a ficar com a pigmentação amarela, e mesmo com a escovação, essa cor não muda e pode ser tártaro. Saiba o que são e como preveni-los.
O que é tártaro?
Para entender o que é tártaro, é necessário conhecer a placa bacteriana. Quando a pessoa come e não escova muito bem os dentes, esses alimentos começam a se misturar com as bactérias e se tornam uma placa viscosa nos dentes.
Quando a placa bacteriana não é removida através da higienização, vai aumentando o tamanho e endurecendo.
Ela endurece porque na saliva tem minerais e eles vão se incorporando na placa bacteriana. Quando isso mineraliza em cima dos dentes, é formado o tártaro, ou por nome técnico, cálculo dentário.
Tipos de tártaro
Existe o tártaro que fica acima da gengiva, aquele que é possível ver através de um espelho e o tártaro que fica abaixo da gengiva, não sendo possível a visualização.
O que acontece se não for tratado?
Se o tártaro não for removido, ele pode agredir a gengiva, causando uma inflamação, e caso não seja tratado o quanto antes, pode gerar a perda do dente.
Se isso acontecer, é necessário que o paciente faça um implante dentário. É de extrema importância que o paciente não fique com a ausência do dente, porque pode gerar algumas consequências, assim como forçar a gengiva demais na hora da mastigação.
Uma das regiões em que mais ocorre o acúmulo de tártaro é na parte de trás dos dentes e nas camadas inferiores próximas à língua, onde sai a saliva.
Quando a junção de tártaro é muito grande e a gengiva fica inflamada, ela desce, deixando a raiz do dente exposta e sem o esmalte, gerando uma grande sensibilidade.
A lente nos dentes é uma aliada para deixar os dentes mais fortes, aliviando a sensibilidade quando o tratamento for bem-feito.
Quando a inflamação da gengiva persiste, o paciente passa a desenvolver uma periodontite que acontece quando começa a ter a perda óssea e a inflamação já está no osso.
Quando o osso é atingido e não costuma ter dor, isso se torna então, um dos maiores problemas da periodontite, pois quando o paciente chega no consultório, ele já está em grau desenvolvido e o dente amolecido.
Nesses casos, o paciente deve fazer o tratamento através da prótese dentária.
A doença periodontal pode ter relação com os fatores genéticos, dando a herança para algumas bactérias específicas na boca.
Quando a pessoa continua ingerindo alimentos agressivos, ela produzirá ácido, deixando o dente poroso.
O organismo, dependendo da quantidade de cálcio, irá calcificar a região podendo gerar uma alteração na coloração dos dentes.
Os tártaros podem gerar o amarelamento no dente, fazendo com que o paciente busque a entender sobre os tipos de clareamento dental.
Por que algumas pessoas têm mais tártaros e outras não?
Isso irá depender de alguns fatores que contém na saliva da pessoa, ou seja, quanto maior a quantidade de cálcio, mais possibilidades têm, assim como outros motivos:
- Como é feita a higienização dos dentes e gengivas;
- Alimentação com carboidratos;
- Alta quantidade de cálcio na saliva;
- Acidez na saliva.
Passando a controlar a placa bacteriana, passará a controlar o desenvolvimento do tártaro.
Quais são os tratamentos?
Com a escova de dente não é possível fazer a remoção do tártaro, porque ele está mineralizado nos dentes. Nesse caso, é preciso ir ao dentista.
Ele pode fazer a remoção utilizando instrumentos apropriados, assim como ferramentas de raspagem que removem o tártaro.
Dependendo do nível que está o tártaro, o dentista aplica anestesia no paciente para que a remoção seja feita de uma forma mais confortável.
Conforme a alimentação do paciente, é possível começar a alterar a pigmentação do tártaro influenciando na estética, sendo assim necessário o procedimento de um clareamento dental a laser.
Quando o dentista faz a raspagem, é provável que uma pequena porcentagem do tártaro volte, porque a região ainda está áspera.
Para evitar que isso aconteça, o dentista fará o polimento para a eliminação de manchas e deixará o dente liso.
Há possibilidades de tirar o tártaro pelo aparelho chamado ultrassom, ele faz uma vibração ultrassônica removendo ele por completo.
Esse procedimento é utilizado quando a pessoa tem muito tártaro, e é feito de uma forma rápida e eficaz.
Se o paciente fizer uma boa higienização, ter uma alimentação adequada e não esquecer o uso do fio dental, é bem possível que ele não tenha o tártaro.