5 Maneiras de construir relacionamento com os clientes

Fazer com que os clientes se sintam à vontade para lidar com a empresa é essencial para construir relacionamentos comerciais duradouros. Esta é uma tarefa difícil porque qualquer erro pode custar caro.

Então, como você constrói relacionamentos com os clientes da maneira certa? 

Por que vale a pena se preocupar em construir relacionamentos com os clientes?

Mesmo o produto mais refinado do mundo não passará no teste sem um relacionamento adequado com o cliente. Eles são o que realmente determina o sucesso de uma empresa. Atualmente, os consumidores têm um grande impacto na empresa e, na era da Internet, sem a devida fidelidade à marca, podem se encontrar na concorrência em apenas um momento.

Construir uma resposta com os clientes permite reduzir a quantidade de trabalho e dinheiro necessários para adquirir um novo cliente. Um consumidor que teve a experiência certa com a marca tem mais chances de converter e contribuir para o aumento das vendas, podendo até atrair novos clientes para você. 

O trabalho sistemático e paciente colocado na construção de relacionamentos com o cliente também resulta na criação de conotações de cliente mais fortes com sua empresa como uma organização que resolve problemas emergentes. 

clientes

5 chaves para construir relacionamentos com clientes

1. Profissionalização dos funcionários

As constantes mudanças nas condições de mercado ou modificações nos produtos geram a necessidade de treinamento regular dos funcionários na área de atendimento ao cliente. 

Foco no fortalecimento dos aspectos mais importantes do atendimento ao cliente, ou seja, conhecimento e competência confiáveis, bem como motivação para resolver os problemas atuais do cliente. Não se detenha nas funções básicas da equipe, vá além delas, usando o potencial oculto que ela pode trazer. Melhore as habilidades interpessoais, incluindo: estilo de comunicação profissional, escuta ativa e resolução de problemas, para construir relacionamentos com os clientes de forma mais eficaz. 

Os conjuntos de habilidades podem variar muito de pessoa para pessoa em uma organização, mas o treinamento pode fornecer uma compreensão consistente e padronizada das políticas, procedimentos e padrões da empresa. Isso ajudará a criar uma experiência de consumo mais uniforme e aumentar a competência da equipe que tem contato direto com o cliente no dia a dia. Com o tempo, isso certamente contribuirá para a construção de um relacionamento positivo com o cliente.

2. Abordagem individual ao cliente

A robótica e as interações impessoais com o cliente acabam com a perda de interesse dos usuários, não melhoram a imagem da empresa e, principalmente, não constroem relacionamento com o cliente. Tente evitá-lo.

Conectar-se com seus clientes em um nível pessoal é fundamental para criar uma resposta duradoura e um fio de confiança com sua empresa. Ao personalizar suas mensagens, você aumenta a fidelidade do cliente, o que pode gerar vendas futuras. 

É essencial saber o que o cliente está buscando. Você não deve oferecer em um email uma televisão gigante se o que ele precisa mesmo é de uma batedeira profissional. Portanto, certifique-se de conhecer as necessidades do seu público.

Para os maiores players do mercado, o caminho para uma abordagem individual ao cliente pode ser acidentado, mas existem certas estratégias (segmentação de clientes) e ferramentas (por exemplo, CRM) que permitem oferecer excelentes experiências de consumo que constroem relacionamentos de verdade. 

Uma abordagem individual ao cliente pressupõe a adequação do tom à personalidade do comprador. Alguns consumidores preferem mensagens curtas, outros longos e detalhados, enquanto outros esperam que você use frases educadas. Ouça suas necessidades e preferências, por ex. relacionadas às preferências de canal para construir melhor o relacionamento com o cliente.

3. Dados, dados, mais dados!

O melhor suporte é aquele que é baseado em informações. O processo de interação com os clientes deve envolver a coleta constante de informações sobre o consumidor. Ao fazer as perguntas certas, você não apenas constrói um relacionamento com o cliente, mas, acima de tudo, aprende quem é seu cliente e o que o motiva na escolha de um produto. 

4. Mantenha uma atitude positiva

Como a maioria das interações com o cliente não é cara a cara, sua atitude deve ser refletida em sua linguagem e tom de voz.

Quaisquer duas pessoas podem interpretar a mesma mensagem de maneira diferente, portanto é difícil avaliar como nossa mensagem será recebida pela outra parte. Para construir um relacionamento adequado com o cliente, procure não deixar dúvidas sobre suas boas intenções em e-mails ou telefonemas. 

O mais importante que você precisa saber é que as pessoas não são robôs e preferem ser tratadas com compreensão e comprometimento. Não tenha medo de mostrar emoções, incluindo: alegria, cuidado ou humor (injustamente) subestimado. É a melhor maneira de estabelecer e construir rapidamente um relacionamento com o cliente.

5. Aja com rapidez, mas com eficiência

Valorize não só o seu tempo, mas também o dos seus clientes. O atendimento rápido ao cliente funciona como a melhor estratégia de marketing e, o mais importante, por meio de conotações positivas, permite que você construa relacionamentos com os clientes. 

A velocidade de resposta às questões dos clientes deve ser adaptada ao nível de complexidade do problema. Problemas menores devem ser resolvidos o mais rápido possível, enquanto os mais complexos requerem mais tempo. Não apenas sua equipe de atendimento ao cliente, mas também seu cliente. O consumidor percebe que algumas respostas devem ser aguardadas, e uma resolução rápida do problema, neste caso, não trará resultados positivos para nenhuma das partes.

Deixe um comentário