6 Dicas para ser mais saudável em 2022

dicas para ser mais saudável em 2022

No final do ano, muitas pessoas prometem a si mesmas que serão mais saudáveis no ano que está por vir. Contudo, na maior parte das vezes, elas nem sabem como farão isso e por onde devem começar. Em conseguinte, tendem a não cumprir a meta estabelecida e se frustram com elas mesmas. Para evitar que isso aconteça com você, este artigo reúne 6 dicas para ser mais saudável em 2022. Confira!

Se alimente bem

Quem nunca ouviu a frase “nós somos o que comemos”? Ainda que um pouco exagerada, essa frase reflete bem o que queremos abordar nesta dica. Afinal, não há como falar em saúde sem falar de alimentação, pois ela está relacionada a tudo em nosso corpo.

Dessa forma, a indicação principal é que busque uma pessoa nutricionista para elaborar uma dieta que se adeque a sua realidade e as suas preferências. No entanto, se isso não for possível, tente ao menos estabelecer horários para se alimentar e planejar com antecedência o que vai comer.

Assim, evitará a ingestão de alimentos que podem fazer mal para a sua saúde, como industrializados e embutidos. Somado a isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, coma bastante vegetais, legumes, frutas e assim por diante. 

Faça atividades físicas

Com uma boa alimentação, é natural que sua disposição aumente e você se sinta muito melhor. Porém, isso ainda não é suficiente para se manter saudável, haja vista a importância da prática de atividades físicas. Nesse sentido, o ideal é que vá a alguma academia ou pratique algum esporte como a natação ou até mesmo o futebol.

Mas, se isso não for possível, tente ao menos fazer caminhadas diárias de ao menos 30 minutos. Com isso, estará melhorando o seu condicionamento físico e a sua saúde em geral.

Dê atenção à saúde mental

Quando pensamos em ser mais saudáveis, é natural que fiquemos presos a ideia da saúde física. Entretanto, estar bem mentalmente é tão importante quanto estar bem fisicamente. Afinal, ambos interferem um no outro e sua saúde mental pode impactar diretamente inúmeros setores da sua vida pessoal e profissional.

Por isso, se possível, faça terapia com algum profissional da psicologia regularmente e, caso se identifique, frequente alguma religião. Vale destacar, ainda, que as duas dicas anteriores também podem melhorar a sua saúde mental, logo, não as deixe de lado.  

Não se esqueça do lazer

O lazer é muito importante para a nossa saúde mental que, como visto na dica anterior, impacta diretamente o nosso corpo. Desse modo, não podemos deixar o lazer fora de nossas vidas de maneira alguma, algo que muitas vezes é negligenciado. Portanto, sempre separe algum tempo do seu dia para o lazer, seja para conhecer novos lugares ou simplesmente assistir a televisão.

Se livre de vícios

Os vícios afetam negativamente a nossa saúde física e mental e se livrar deles é fundamental para ser uma pessoa mais saudável. Dessa maneira, o primeiro passo é reconhecer quais vícios você tem. Em seguida, é preciso elaborar estratégias para se livrar deles.

Vamos utilizar como exemplo o vício em cigarros. Hoje, sabemos que a principal parte deste vício é a nicotina, substância presente no tabaco que causa dependência química. Nessa lógica, uma forma cada vez mais popular de se livrar deste vício é por meio do uso de um mod vape.

Em geral, os vapes são cigarros eletrônicos que substituem o cigarro tradicional e os benefícios advindos de tal substituição são inúmeros. Como exemplo, podemos citar o controle da concentração de nicotina por parte do usuário, permitindo que ele reduza ela gradualmente. Além disso, a ausência de combustão — e, consequentemente, de fumaça — livra o usuário de diversas substâncias carcinogênicas presentes no cigarro comum.

Logo, substituir o cigarro tradicional por um cigarro eletrônico pode ser uma excelente estratégia para se livrar deste vício aos poucos e ser mais saudável. Outras estratégias poderiam ser aliadas a esta, como uma melhor alimentação e a prática de atividades físicas.

Em suma, reconheça seus vícios e elabore estratégias para vencê-lo. Além disso, não se esqueça de seguir as demais dicas, que são: se alimentar bem, praticar atividades físicas, cuidar da sua saúde mental e ter tempo de lazer.

Deixe um comentário Cancelar resposta