Atividade física na terceira idade: Entenda a importância

A importância da atividade física nos idosos não pode ser subestimada. Atividade física na terceira idade: Entenda a importância.

Afinal, é útil para todos, independentemente de sua condição social, histórico médico, se vão a clínicas acessíveis ou às melhores clínicas do país.

Poucas coisas têm um alcance tão amplo, mas a atividade física na velhice é um dos melhores exemplos.

Atualmente, a OMS recomenda que as pessoas sejam fisicamente ativas por cerca de 300 minutos por semana. Isso equivale a uma hora de atividade física de segunda a sexta-feira.

É claro que nem todos devem treinar no mesmo ritmo (os idosos irão em um ritmo naturalmente mais lento), e isso nem sempre inclui um treino de uma hora.

Além disso, limpar a casa e fazer o trabalho doméstico conta como exercício.

Saber da importância da atividade física no idoso é fundamental, então se quiser saber mais leia abaixo.

Além dos benefícios que vamos lhe passar, indicamos que você procure por um bom profissional que tenha em seu currículo um Curso de Cuidador de Idosos.

Velhice saudável

Em primeiro lugar, precisamos quebrar alguns tabus. O envelhecimento não significa necessariamente que devemos ceder à fraqueza física. A estimulação muscular contínua e o fortalecimento estrutural são essenciais.

Outro fator que mostra a importância da atividade física são os seus efeitos benéficos na saúde mental. Prontidão e autoestima são tão importantes quanto os benefícios biológicos do exercício, certo?

É cada vez mais fácil envelhecer com saúde, contanto que você não caia nas garras de um estilo de vida sedentário.

Perigos de um estilo de vida sedentário

Um estilo de vida sedentário é perigoso para a saúde física e mental em qualquer idade. É listado como fator de risco para várias doenças degenerativas e crônicas.

É consenso entre os especialistas que evitar o sedentarismo é uma atitude importante para um envelhecimento tranquilo e feliz. Por essas e outras razões, mesmo que pareça complicado no início, é muito importante manter o corpo ativo e incentivar os mais velhos da família a se exercitarem.

Benefícios da atividade física na terceira idade

1. Benefícios para a prevenção de doenças

Uma das principais razões para se exercitar na velhice é prevenir doenças que podem surgir no corpo.

Na verdade, o exercício está fortemente ligado à prevenção de uma série de doenças que afetam todas as pessoas idosas. Como, por exemplo, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo.

Atualmente, o exercício aeróbio, que fortalece os sistemas respiratório e cardiovascular, está intimamente ligado à prevenção dessa doença.

O mesmo acontece com o peso, pois os exercícios físicos ajudam a emagrecer e a prevenir outros problemas, alguns dos quais também ligados às doenças cardiovasculares.

Além disso, não podemos esquecer de mencionar as doenças mentais e mentais, como a doença de Alzheimer e a depressão.

Na verdade, os exercícios também ajudam a evitá-los, ao liberar os hormônios do prazer no corpo e ao estimular a consciência espacial, o pensamento lógico e estratégico.

2. Melhorar a qualidade de vida

Além de ajudar na prevenção de doenças, a atividade física em idosos também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.

Isso é essencial para quem deseja se aposentar sem ficar inativo. O exercício ajuda a pessoa a manter a mente afiada e o foco em seus objetivos. Ele não é mais uma pessoa que “simplesmente desiste”, mas passa a ser uma pessoa em uma nova etapa de sua vida, com muitas possibilidades a serem exploradas.

Além disso, o exercício físico promove a socialização. Isso é o suficiente para conhecer, por exemplo, a história da ilha no Japão onde há muitos sobreviventes.

Um dos segredos de tantas pessoas com mais de 100 anos são as sessões de exercícios, onde as pessoas se reúnem para conversar, socializar e, claro, praticar exercícios.

No geral, os exercícios melhoram o humor e o humor, além de melhorar as condições de vida.

3. Entenda como começar

Um idoso não pode um dia aparecer e correr uma maratona.

Você tem que aprender a se exercitar nessa idade para não ter problemas.

Portanto, o primeiro passo, claro, é ir ao médico para fazer um teste.

Isso ajudará a identificar os fatores de risco que precisam ser considerados ao planejar uma rotina de exercícios.

Em seguida, é imprescindível que o idoso conte com o auxílio de um profissional de educação física, para que possa realizar uma rotina de exercícios amigável ao iniciante e começar a construir os alicerces desafiadores e atraentes.

4. Realizar atividades com alimentação adequada

Não há necessidade de correr 50 quilômetros, ir para casa e comer mal. A dieta é um suplemento à atividade física e também deve ser considerada no filtro de saúde.

Portanto, os idosos precisam comer a quantidade certa, nutrientes suficientes para construir músculos, fornecer energia e nutrientes básicos para um corpo mais saudável.

O Ômega 3 é especialmente recomendado para uma saúde mental mais aguda.

5. Obtenção de Suporte Profissional

Por fim, a importância do suporte profissional também deve ser enfatizada na prática de atividades físicas. Afinal, muitos movimentos podem danificar os músculos se executados incorretamente.

Por exemplo, um personal trainer pode ajudar os idosos com a técnica adequada para que não cometam erros.

Pronto! Agora que a importância da atividade física em idosos foi demonstrada, é hora de começar a planejar para colocar os conselhos em prática e começar a se exercitar de acordo com os padrões recomendados.

E lembre-se que é fundamental consultar um terapeuta para fazer a rotina de exercícios certa, que não puxe muito ou pouco do seu corpo.

Verificamos que a importância da atividade física nos idosos é igual e até maior do que nos jovens. O tempo à frente cria limites, mas sempre podemos aprimorar nossas habilidades.

A atividade física, principalmente ao ar livre, é uma oportunidade para cuidar do corpo e da mente. Basta escolher a atividade que melhor se adapta ao seu perfil ou que melhor se adapta ao seu perfil e comece o mais rápido possível. Portanto, é apenas uma questão de permanecer motivado e firme na luta contra o sedentarismo. E sempre conte com um bom profissional da educação física, que tenha bons Cursos online com certificado em seu currículo.

Deixe um comentário Cancelar resposta