Atividades para Fazer em Casa com Crianças Pequenas

A infância é um período de grande evolução e aprendizado para a criança. Dessa forma, é necessário grande esforço dos responsáveis para entreter e desenvolver os pequenos de forma eficaz, já que o que será feito nos primeiros períodos de amadurecimento terá consequência para todos os anos futuros do bebê, mesmo que não se lembre no decorrer dos anos.

1 – Por que explorar e descobrir atividades com a criança é importante?

A prática de atividades com crianças desenvolve de forma direta a consciência de trabalho em grupo e de resolução de problemas do  pequeno, levando em conta que seu desenvolvimento cerebral será afetado negativamente caso não enfrente exercícios desafiadores ao longo dos anos.

Mesmo que não sejam trabalhados de forma focalizada, práticas que envolvam o corpo e a mente do pequenino estimulam o crescimento de sua noção de espaço e coordenação motora, principalmente quando são tarefas variadas e os brinquedos educativos.

A criação de hábitos é importante para o maior bem-estar do bebê, mas a quebra de alguns ciclos também deve ser feita com certo grau e frequência para que o “nenê” se acostume a sair de sua zona de conforto e a  desenvolver novas habilidades desde bem pequeno.

As atividades dentro de casa também são essenciais para criação de vínculos maternos ou paternos, portanto, se o pequeno tem mais acesso a sua mãe ele com certeza terá mais facilidade em lidar com autoridades e desenvoltura ao dialogar com as demais pessoas em longo prazo, já que a presença materna e paterna são extremamente importantes para a autoestima da criança.

2 – Aquário Mágico

Essa atividade tem o objetivo de distrair e concentrar o seu filho ao mesmo tempo, “como assim?” Te explico, a brincadeira é bem legal e descontraída, mas demanda muita concentração para o sucesso no joguinho, que é muito fácil e lúdico.

A brincadeira tem poucas exigências materiais necessárias, com apenas água, três saquinhos de gelatina incolor e alguns brinquedinhos a atividade já poderá começar a ser confeccionada.

Para início da confecção adicione 500 ml de água quente em uma vasilha que  suporte mudanças bruscas de temperatura, misture os três saquinhos de gelatina no recipiente e coloque os brinquedinhos de forma superficial no líquido.

Após 5 horas no freezer, retire-o e brinque de pesca com o pequeno que está em sua responsabilidade, a textura gelatinosa criará um ambiente desafiador para a criança que vai amar o processo!

3 – Desenhos para Colorir

Essa é uma das atividades infantis mais antigas, e que vem perdendo espaço devido a tecnologia. Colorir oferece inúmeros benefícios para a saúde infantil, incluindo o estímulo da coordenação motora, a melhora do senso espacial, o aumento da noção de cores, além de relaxar e reduzir o estresse.

Além disso, essa atividade só exige desenhos e lápis de cor. Você encontra livros prontos com desenhos para colorir, assim como uma série de sites que oferecem desenhos grátis para baixar.

Colorir é, de fato, uma atividade para todas as idades, incluindo até mesmo os mais idosos, que podem usufruir dos mesmos benefícios que a atividade oferece para crianças.

4- Quebra-cabeça

A clássica brincadeira tem diversos benefícios para o bebê quando adaptada a esse público mais novinho. O jogo consiste em montar figuras maiores e de fácil associação para as crianças.

Estudos comprovam que o hábito de montar quebra-cabeças contribui para a cognição e memória da criança, que após várias tentativas consegue solucionar os problemas externados no jogo e tem grande sensação de dever cumprido, ocasionando uma importante associação entre o prazer e o conhecimento do cérebro do pequenino.

Gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Escreva aqui na caixa de comentários, eu com certeza tenho muito a aprender com você!

Deixe um comentário