Como administrar uma loja de roupas?
Uma loja de roupas, como qualquer outra empresa, requer uma gestão eficiente de seus inventários, despesas, compras, vendas e contas para que, desta forma, permaneça rentável por tempo suficiente e depois cresça. Mas como administrar uma loja de roupas?
Para ajudar você a entender mais sobre como administrar uma loja de roupas, preparamos esse artigo sobre o assunto. Continue lendo para saber mais!
Como administrar uma loja de roupas?
Defina o seu nicho
Para começar, identifique qual será o seu público-alvo e determine quem são as pessoas que usarão suas roupas. Pense no grupo para o qual você seria realizado ao vender roupas ou em um grupo demográfico cujas necessidades ainda não foram atendidas.
Escreva um plano de negócios
Um plano de negócios representa uma rota que o guiará e o ajudará a alcançar seus objetivos.
Nesta fase, você precisará fazer algumas perguntas, como qual será o nome do seu negócio de roupas?
O seu negócio de vestuário será online ou físico? Vai trabalhar sozinho ou precisa contratar alguém? Você tem um plano de marketing? Você tem fundos suficientes para cobrir suas operações?
Pense nessas perguntas e veja o que você precisa ajustar.
Pesquise o seu mercado
Você também deve ter em mente como o mercado funciona. Pesquisar seus concorrentes pode ajudá-lo a entender melhor o comportamento e as preferências do seu público-alvo.
De fato, você pode aprender muitas dicas sobre como administrar um negócio de roupas, vendo o comportamento da concorrência e de seus clientes.
Calcule os custos
Ao iniciar um negócio de roupas, é crucial ter em mente quais serão seus custos iniciais.
Tenha em mente que você provavelmente precisará:
- Uma identidade visual (logotipo, cores, site, redes sociais, etc.).
- Custos de aluguel, serviços e permissões (caso sua loja seja física).
- Custo do produto (o que você vai gastar para fazer ou importar a roupa).
- Marketing (toda a promoção que será dada à sua loja).
- Salários dos colaboradores (no caso de contratar outra pessoa).
Defina os seus preços
Estabelecer suas despesas e custos de produção irá ajudá-lo a determinar quanto custará produzir ou comprar uma peça de roupa.
Recomendamos que você ofereça preços entre 30%-50% mais altos do que suas despesas de produção para que você obtenha lucro e consiga que sua loja de roupas seja lucrativa.
Por exemplo, se você compra uma cinta feminina por 50 reais, pode vender ela em sua loja por 80-100 reais para ter uma boa faixa de lucro.
Cobrar muito pouco pode custar-lhe lucros, enquanto cobrar muito pode custar-lhe vendas. Você também precisa levar em conta os preços dos seus concorrentes diretos.
Mantenha a contabilidade do seu negócio
Lembre-se sempre de estar ciente dos números da sua loja de roupas.
Um software para loja de roupas pode ajudá-lo a manter-se a par das vendas e despesas do seu negócio, para que você saiba o lucro bruto que ele gera a cada mês e possa tomar as decisões relevantes para melhorá-lo.
Promova e venda
Para que as pessoas comprem na sua loja, primeiro devem conhecê-la.
Por isso, não tenha medo de investir um pouco mais em marketing. Certifique-se de que o seu público-alvo o conheça e atraia-os com algumas promoções marcantes.
Se conseguir convencê-los com os seus produtos, qualidade, preço e serviço, possivelmente estará conquistando um cliente frequente.
Conclusão
Para tornar o seu negócio de roupas rentável, você precisará se concentrar na organização e administração do seu negócio.
Para isso, certifique-se de conhecer em detalhes as receitas e despesas da sua loja. Dessa forma, você poderá otimizá-la aos poucos.
Entrar no ritmo pode levar um pouco de tempo, mas não perca a paciência. Seja persistente e você começará a ver resultados muito em breve.