Como usar o Inbound Marketing na atração de clientes para a sua clínica estética

Cada vez mais as pessoas estão em busca de clínicas de estética, seja para melhorar a aparência, autoestima ou para conseguir alcançar mais bem-estar. Mas, com o crescimento desse serviço e demanda, é muito importante que a clínica invista em inbound marketing para se destacar e evidenciar a qualidade de seus serviços de forma adequada.

Conhecida também como marketing de atração, essa estratégia é direcionada para a criação de ações voltadas para a conquista e fidelização do cliente. 

Diante disso, se você possui uma clínica de estética e deseja atrair mais clientes para o negócio, ou fidelizar as pessoas que conhecem sua marca, esse artigo é para você! 

Como usar o Inbound Marketing na atração de clientes para a sua clínica estética
Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept

Conheça as etapas do inbound marketing

Para entender melhor o que é o inbound marketing, é fundamental saber sobre suas principais etapas. São elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Análise dos resultados. 

Falando sobre cada uma delas, temos que a atração é o momento em que a pessoa tem o contato com sua clínica por meio de um site ou das redes sociais. 

Geralmente, esse contato não tem um viés mercadológico, contando com um tom educativo e de orientação sobre um tema ou serviço. 

Nessa fase, é essencial utilizar estratégias de SEO para ter uma melhora no ranking durante pesquisas e navegações, seja no Google ou nas redes sociais. 

A segunda etapa é a de conversão, ou seja, o cliente foi atraído pelo negócio e sente que sua clínica é uma autoridade no assunto. 

Dessa forma, ele tem interesse em fazer o cadastro de um email para receber informações específicas sobre os serviços oferecidos, preencher formulários para receber um material específico ou agendar consultas de avaliação. 

Na terceira etapa, a do relacionamento, essa pessoa já se tornou um lead (um cliente em potencial).  

Diante disso, a empresa já possui o contato do cliente, seja um email ou telefone e, é a partir daí, que o relacionamento pode se intensificar para que ocorra o atendimento efetivamente.

Para que isso aconteça é necessário nutrir os leads com o envio de emails e de um conteúdo sobre clínicas de estética que sejam direcionados para a atenção do cliente. Inclusive, existe a possibilidade de automatizar os emails no marketing digital, conforme os interesses percebidos no relacionamento, evoluindo o usuário na jornada de compra.

A etapa final diz respeito à análise de resultados, pois toda ação criada em uma estratégia de marketing no ambiente digital precisa ser monitorada. Basicamente, os dados apresentam os resultados que uma empresa teve. 

Por exemplo, quantas pessoas acessaram o site em um determinado período, quantos cliques ocorreram e qual é a posição de ranqueamento no Google.

Tudo isso traz um direcionamento assertivo para as estratégias aplicadas e agrega resultados positivos para sua marca. 

Dicas de Marketing Digital para sua clínica de estética 

Conhecendo as etapas do inbound marketing, você está mais preparado para começar a criar ações para atrair e reter pacientes. 

No entanto, para ter estratégias ainda mais efetivas, é fundamental se atentar a alguns pontos. 

O primeiro deles diz respeito ao conhecimento sobre o público-alvo, saber seus interesses e principais incômodos. Ou seja, é preciso compreender os motivos pelos quais o cliente está procurando sua clínica e quais são os serviços que tem mais curiosidade/desejo.

Além disso, é preciso identificar os cuidados com a saúde e outros tópicos relacionados, bem como o comportamento nas plataformas, para saber o que produzir e como se comunicar com esses potenciais clientes.

Como falamos no início do artigo, cada vez mais existem ramos diferentes dentro das clínicas de estética e é necessário segmentar sua área de atuação para exercer a atividade da melhor forma e para atrair os pacientes mais adequados para o tratamento que proporciona. 

Essa prática também depende do conhecimento e segmentação correta do público-alvo. Após definir sua atuação e público, é possível investir em outras estratégias de forma mais efetiva, sendo as principais:

  1. SEO

Para alcançar os usuários na internet, é fundamental investir em SEO, que significa a  otimização para mecanismos de busca. 

Essa ação visa produzir um conteúdo direcionado para o cliente, abordando as dúvidas e dores identificadas como de interesse para que estes encontrem seu site ao realizar uma busca. Isso será feito a partir da aplicação das palavras-chaves usadas pelos usuários. 

  1. Redes sociais

Outra estratégia importante é estar presente nas redes sociais.

Cada vez mais, o número de pessoas nas redes sociais é maior! Por isso, é fundamental que sua clínica de estética esteja nesse ambiente para promover o contato mais direto e humanizado com o público, também ampliando o alcance da clínica.

  1. Planejamento de conteúdo

Para as ações de SEO e redes sociais serem mais qualificadas, é necessário que sua empresa crie um material relevante, consistente e com frequência. 

Um cronograma para as publicações é bastante eficiente nesse contexto, direcionando os temas a serem abordados em cada plataforma a longo prazo.

O planejamento é essencial para a alimentação das redes sociais, assim como o monitoramento da performance de uma página. 

  1. Mídia paga

Nossa dica final é direcionada para a produção de um conteúdo patrocinado, ou seja, de links pagos. 

No Google, assim como nas redes sociais, existe a oportunidade de investir em links patrocinados, promovendo um alcance mais qualificado e direcionado dos materiais, divulgando a clínica.

Isso representa criar campanhas no Google Ads ou Facebook Ads (com compartilhamento no Instagram Ads). 

Essas campanhas são criadas levando em conta o público-alvo e uma periodicidade de atuação. 

Os valores podem ser ajustados pela empresa e as vantagens são inúmeras. 

O grande destaque é para o aumento da visibilidade da sua empresa, assim como a possibilidade de conquistar novos clientes. Lembrando que os clientes amam descontos, como o cartão de todos, ou cupons de desconto, por exemplo. Então vale a pena inserir programas que incentivem as pessoas a comprar!

Deixe um comentário