Como escolher um bom vinho?
Você está no supermercado, perto da prateleira de vinhos e se perguntando qual escolher? Qual vai bem com frutos do mar ou massas? Branco ou vermelho? Seco, semi seco ou talvez doce? Neste artigo trouxemos algumas informações úteis para você sobre como escolher um bom vinho.
Qual vinho você vai gostar?
Para responder a esta pergunta da forma mais simples possível, faça algumas perguntas a si mesmo:
-Eu adoço o chá? Se assim for, você provavelmente desfrutará de vinho doce ou semi seco.
Se você bebe chá com açúcar e limão, provavelmente gostará de vinhos agridoces.
Você toma café com leite? Você provavelmente não gostará de vinho envelhecido em barril, porque será muito azedo, mas um vinho tinto delicado deve ser adequado para você.
Depois de encontrar as respostas para essas perguntas e saber que tipo de vinho você provavelmente gosta, comece a ler os rótulos.
Quanto maior o teor alcoólico do vinho, teoricamente deveria ser melhor. Os vinhos com menor teor alcoólico são produzidos a partir de castas de baixa qualidade. Além disso, a pior qualidade das uvas também é um aroma menos atraente.
Curiosamente, quanto maior o fundo da garrafa, maior a chance de o vinho ser melhor, pois quanto mais grosso o fundo também mais grossas as paredes da garrafa, e quanto mais grossas as paredes, maior a proteção do conteúdo da garrafa. Portanto, você pode assumir que, se o produtor colocou o vinho na garrafa correta, ele está preocupado com a qualidade de seu conteúdo .
Lembre-se que a afirmação de que quanto mais velho o vinho melhor se aplica apenas a bebidas muito caras e de marca, e no caso de bebidas mais baratas é um mito. O vinho branco não deve ter mais de 3 anos e o vinho tinto 7 anos .
Como escolher o vinho certo para os pratos?
Segundo os conhecedores, o vinho certo não só realça o aroma dos pratos, como também enriquece as suas sensações. Escolher o vinho perfeito para um determinado prato não é nada fácil – o vinho não pode suprimir ou distorcer o caráter do prato. Este princípio também funciona ao contrário, o prato não deve extinguir o aroma do vinho.
É muito importante prestar atenção no tipo de uvas. Por exemplo, a zinfandel é uma uva intensa, e os vinhos vermelhos feitos com ela harmonizam muito bem com carnes vermelhas.
Os vinhos brancos, embora sejam geralmente mais leves que os tintos, têm personalidades diferentes e por isso são dedicados a pratos diferentes. Vinhos sutis e suaves, como os de aroma frutado acentuado, combinam melhor com legumes crus ou cozidos, frutos do mar , peixes, enfim, com pratos leves e delicadamente temperados..
Essas são apenas dicas para a sua escolha de um bom vinho. Espero que depois de ler este texto, você passe muito menos tempo parado embaixo da prateleira de vinhos e se perguntando qual é a melhor opção.
Beba sempre com moderação e bebidas alcoólicas não podem ser consumidas por menores de 18 anos.