Como fumar pode prejudicar a sua saúde bucal

Um dos piores hábitos para a saúde bucal é definitivamente o tabagismo, o ato de fumar. Independentemente se falamos de questões para o organismo do próprio fumante ou de pessoas ao redor, todos podem ser afetados pelo cigarro,

Assim, é importante discutir com propriedade e estudo os principais malefícios do tabagismo para a saúde bucal, afinal, não somente o fumante é prejudicado pelo hábito, mas também os “fumantes passivos”, ou seja, transeuntes que passam e ingerem a fumaça, quem convive com o indivíduo, etc.

Além do mais, a saúde bucal é profundamente prejudicada e torna-se um problema para quem fuma, pois não somente consumindo uma série de produtos químicos tóxicos, há também os efeitos adversos da fumaça e doenças a longo prazo, como concluído por dentistas que atendem odonto pme.

Quer saber mais sobre como a saúde bucal é prjeudicada pelo tabagismo? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.

Como fumar pode prejudicar a sua saúde bucal?

Há uma série de problemas que podem ser contraídos através do tabagismo. Não somente questões estéticas, mas sumariamente atreladas à saúde bucal como um todo, desde as dentições, gengivas, língua e, até mesmo, garganta.

Como comprovado por pesquisas feitas junto às estatísticas colhidas por profissionais de odontologia e consultórios que atendem o melhor plano odontológico, cigarros, pods (ou cigarros eletrônicos) e narguiles são fontes de problemas periodontais graves, além de doenças pulmonares graves, tanto para o fumante quanto quem convive.

Adiante serão discutidos alguns dos principais problemas bucais gerados pelo tabaco, assim como alguns tratamentos.

Quais são os problemas bucais que podem surgir com o uso do tabaco?

Como foi mencionado anteriormente, o uso de tabaco pode gerar uma infinidade de problemas bucais e respiratórios. Isso acontece porque além da nicotina e tabaco, cigarros podem conter compostos como alcatrão, amônia, monóxido de carbono, entre outros.

Alguns dos mais de 4.700 compostos do cigarro podem viciar, sendo assim tornando difícil de parar, o que gera problemas bucais desde a primeira tragada, como dito por profissionais que atendem plano odontológico para mei.

Alguns dos principais problemas trazidos pelo tabagismo incluem:

  1. Mau hálito e amarelamentos dos dentes

Um dos problemas que os próprios fumantes acabam notando por lidar com a estética é o amarelamento dos dentes, resultado do consumo de cigarros ao longo do tempo.

Esse escurecimento dos dentes é resultado direto da nicotina, que é aderente de forma cumulativa, assim como o tabaco que torna mais propícia o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

O mau hálito costuma ser notado primeiro por quem convive e, só então, pelo próprio fumante. Contudo, uma boa parte dos compostos químicos do cigarro se acumulam e geram a halitose, neste caso uma boa escovação pode auxiliar a diminuir, mas não elimina totalmente o odor. 

  1. Câncer bucal e na garganta

Um dos principais problemas potencializados pela genética, mas costuma ser resultante de anos vítima do tabagismo, é o câncer bucal, na garganta e pulmões.

Dores de garganta, manchas e protuberâncias, todos podem ser sinais de câncer bucal e na região do esôfago. Segundo pesquisas, o cigarro é o principal potencializador de tal problema.

O diagnóstico só pode ser realizado por profissionais da odontologia e oncologia, através de consultas efetuadas nas clínicas e consultórios que atendem o melhor plano odontológico do brasil, mas o tratamento é feito em hospitais especializados.

  1. Doenças gengivais

Não somente a estrutura dentária, as gengivas também são prejudicadas pelo hábito do tabagismo.

Isso acontece porque o tabaco e a nicotina se acumulam no espaço entre os dentes e a gengiva, assim potencializando a possibilidade de surgimentos das doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.

  1. Paladar prejudicado

Outro grande problema gerado pelo tabagismo está no paladar. Os componentes químicos presentes no cigarro podem contaminar as papila gustativas, além de feri-las, o que afeta a forma como o fumante saboreia alimentos.

Por estar diretamente conectado ao paladar, o olfato também é prejudicado pelo tabagismo. Assim, o fumante acaba sentindo de forma prejudicada sabores e odores.

Quais tratamentos recomendados para fumantes?

Assim como qualquer outro vício, o tabagismo pede por tratamentos contínuos e desintoxicação. O fumante pode tentar parar com o hábito sozinho, o que é um ato bastante corajoso, mas também há a possibilidade de pedir ajuda.

Quando falamos da saúde bucal, o fumante pode procurar como funciona o plano odontológico da empresa e começar um acompanhamento com o dentista, pedindo por um check-up da boca, língua e garganta.

Outras formas de auxiliar no tratamento contra o tabagismo:

  • Terapia;
  • Adesivos de nicotina;
  • Auxílio odontológico;
  • Incentivo de familiares.

Lembre-se: você não está sozinho e o tratamento poderá ter maior sucesso com outras pessoas te apoiando.

Deixe um comentário