Como montar uma empresa do zero: Guia com dicas valiosas

negócios

Montar uma empresa do zero não é uma tarefa fácil, mas com as dicas certas esse processo pode se tornar mais fácil e leve. 

Desse modo, do planejamento ao início da atuação na empresa, é necessário passar por diferentes etapas e trâmites burocráticos.

A seguir, confira o guia com as dicas para que você monte seu negócio do zero e conheça as Empresas Contratando.

Plano de negócio

Para montar uma empresa do zero é necessário elaborar um plano de negócios, que funcionará como guia, para que a empresa funcione.

Desse modo, no plano de negócios, deverá estar contidos: publico-alvo; missão, diferencial e descrição do negócio; plano financeiro, operacional e de marketing; análise da concorrência, mercado e fornecedores e os serviços, produtos e vantagens principais.

Contrate um contador

Contador é o profissional essencial para montar uma empresa do zero, pois organizará os negócios, cuidará das partes burocráticas de acordo com a lei.

Contrato social 

O contador será responsável por montar um contrato social, onde será estabelecido a participação de capital dos sócios; definição das atividades da empresa e funcionamento.

Em seguida, será necessário verificar o objeto social e o nome da empresa, para analisar se ambos estão disponíveis e assim montar o documento, que terá que ser assinado e reconhecido em cartório, com um advogado.

Junta comercial

Inicialmente, será preciso ir na Junta Comercial ou cartório de pessoas jurídicas do estado, para se registrar.

Nesse sentido, é através do registro que a empresa passar a existir de fato.

Além disso, deverá ser realizado antes do CNPJ e embora não forneça autorização para a empresa iniciar seu funcionamento, é requisito para continuar no processo de legalização da mesma.

Inscrição estadual

Grande parte dos estados tem um convênio com a Receita Federal, possibilitando conseguir a inscrição estadual, por meio da internet junto com o CNPJ, através de um cadastro único. 

Em algumas situações, a inscrição estadual deverá ser conseguida, antes do alvará de funcionamento.

Nesse sentido, essa inscrição é necessária para empresas de serviços de energia e comunicação, empresa dos setores do comércio, serviços de transporte interestadual e intermunicipal e indústria.

E por meio da inscrição estadual será possível receber a inscrição no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Alvará de funcionamento

O documento conseguido junto ao município é o alvará de funcionamento e por meio dele é autorizado abrir o negócio.

Além disso, para conseguir o alvará é necessário comprovar junto a prefeitura de seu município as condições exigidas por lei.

Modelo de negócios 

Atualmente, existem diferentes modelos de negócios, que evoluíram e são apresentados de maneiras distintas, inclusive Empresas Contratando tem seus próprios modelos de negócios. Dentre eles, estão: 

Economia Colaborativa

O modelo de economia colaborativa, ocorre pela conexão de interesses econômicos de negócios que se complementam em produtos ou serviços, fornecendo uma rede de soluções para seus consumidores.

Franquia

A franquia é um modelo de comercialização e distribuição de serviços ou produtos, baseado em conseguir o direito de vender um produto, de acordo com as regras do franqueado.

Freemium

O freemium consiste em uma variação atual do modelo assinatura, onde fornece um serviço grátis, mas limitado e com a possibilidade Premium, que é paga, mas completa.

Assinatura

A assinatura é modelo de negócios tradicional, onde a assinatura acontece por meio da concessão de serviços ou produtos ao usuário, de acordo com o pagamento de uma tarifa constante.

Marketplace

As grandes varejistas alugam a um player menor um local em seu marketplace, seja uma unidade física ou virtual.

Tipo de empresa 

Para montar uma empresa do zero é necessário escolher um tipo de empresa. As Empresas Contratando, também se encaixam em um tipo de empresa.

Dentre os tipos de empresas, se destacam o MEI, ME ou EPP.

Nesse sentido, o MEI é a categoria mais simples, mas que conta com algumas limitações relacionadas a colaboradores, sócios e faturamento.

O ME e EPP são possibilidades mais complexas, onde é possível constituir a empresa, conforme a necessidade do empreendedor.

Estabeleça a Natureza Jurídica

Estabelecer a natureza jurídica da empresa, que consiste em uma forma de constituição da empresa: a participação de cada sócio na empresa; os sócios e o investimento inicial.

Inclusive, as Empresas Contratando, cada uma possui uma natureza jurídica própria.

Ademais, esses dados vão estar no contrato social, documento estruturado pelo contador, com os dados fornecidos pelo contratante.

Além disso, as natureza jurídicas principais: empresário individual (EI); Sociedade Limitada Unipessoal (SLU); Sociedade Limitada (LTDA).

Escolha o regime tributário

No processo de montar uma empresa do zero, será necessário escolher um regime tributário para seu negócio.

Desse modo, é essencial ter o auxílio de uma contabilidade com vasta experiência nesses procedimentos mais burocráticos.

Além disso, empresas que estão começando geralmente optam pelo Simples Nacional, pois as alíquotas são reduzidas, a burocracia é menor e as declarações são simples.

Ademais, os regimes tributários disponíveis, são: Simples Nacional; Lucro Presumido; Lucro Real.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe conosco sua opinião nos comentários e não esqueça de compartilhar a publicação com os amigos. No site, será possível conhecer outras publicações.

Deixe um comentário Cancelar resposta