Como tratar afta na língua?

Você já deve ter sentido um incômodo na parte interna da bochecha, mas às vezes nem sabe do que se pode tratar? É muito provável que seja uma afta, que é um problema extremamente comum, mas que acaba gerando um certo desconforto. 

Dessa maneira, é interessante conhecer alguns métodos de realizar um tratamento.

Antes de continuar e entender do que se trata a afta, é pertinente compreender a importância de uma boa saúde bucal, já que evitam os principais problemas que podem afetar a sua boca no geral, além de preservar os dentes de uma maneira efetiva. 

Caso você apresente alguma complicação ou enfermidade, visite um dentista urgente.

Desse modo, é importante que se tenha um conhecimento dos problemas bucais mais comuns, para também entender quais são os melhores métodos de tratamento. 

É válido ressaltar que a saúde bucal deve ser realizada desde quando se é pequeno, com o incentivo dos pais. Ou seja, devem sempre levar os seus filhos a um dentista para criança.

afta

O que é afta e como é causada

A afta é um dos problemas mais comuns que afetam a cavidade bucal de diversas pessoas diariamente, porém poucos conhecem a causa. 

Dessa forma, é relevante entender como a afta aparece na boca, para entender como evitar que isso atrapalhe sua saúde bucal.

Também conhecida como estomatite aftóide ou úlcera aftosa, a afta nada mais é que uma pequena manifestação de úlcera que surge em qualquer parte da cavidade oral, afetando essas áreas:

  • Língua;
  • Gengiva;
  • Bochecha interna;
  • Lábios.

São lesões que têm um aspecto oval, comumente de cores esbranquiçadas (em alguns casos pode vir a ser amarelada), limpas e rasas, ou seja, não apresentam quaisquer sinais de infecção, como o pus, por exemplo. 

Caso você esteja passando por problemas com infecção na boca, realize uma consulta a um periodontista

Embora sejam pequenas e discretas, as aftas costumam ser bastante dolorosas, porém, tem casos que não apresentam muita dor. 

Entretanto, ainda sim, é facilmente perceptível o incômodo que ela causa na boca da pessoa, atrapalhando atividades diárias que são feitas regularmente, como próprio ato de comer.

Outra coisa que deve ser dita, é que a afta pode se assemelhar a doenças úlceras em seu estágio inicial, como é o caso de câncer bucal. 

Porém, são ocasiões extremamente raras, mas a visita preventiva a um dentista deve ser realizada de todo o modo, principalmente se for com uma criança. Nesse caso, vá a uma clínica odontológica infantil o mais rápido possível. 

As aftas costumam desaparecer de uma á duas semanas, e na maioria das vezes, saem da boca sem deixar nenhum tipo de resquício, como uma cicatriz ou algo parecido. 

Quando uma afta demora mais tempo para surgir, pode ser por estar em um local que está em constante contato com os dentes, o que infere em pequenos “traumas” ao longo do dia.

As causas para a afta são diversas e não são contagiosas, mas vale lembrar que ainda não se tem um motivo exato do surgimento tão repentino delas.

Uma das principais razões para isso acontecer, é por uma deficiência no sistema autoimune, o que deixa a boca fragilizada e propensa a problemas, como é o caso da própria afta.

Quando se tem uma afta em uma idade mais nova, é relevante procurar tratamento o quanto antes, pois não é muito comum que surja tanto quando se é criança. Dessa maneira, leve até um dentista infantil zona norte, ou na região de sua preferência. 

Principais tratamentos

Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata a afta, bem como suas principais causas, é fundamental que você conheça os principais tratamentos para ela. 

Assim, você evitará que esse problema atrapalhe sua vida diária, além de permitir que tenha uma melhor manutenção da sua saúde bucal.

O primeiro tratamento é realizado em casa, através de uma escovação dentária com o uso de enxaguante bucal sem álcool. 

O enxaguante tem propriedades antissépticas extremamente eficazes, e conseguem eliminar uma maior parte de microorganismos além de outros problemas bucais.

Outra forma de realizar o tratamento é através de remédios que são encontrados em farmácias, que costumam ser pomadas ou comprimidos anti-inflamatórios. 

Embora seja comum a aparição de aftas, é recomendado que o tratamento à base de remédios seja feito apenas em ocasiões que os dentistas recomendam. 

Deixe um comentário