Dicas de saúde para quem está planejando uma viagem

Você está entrando em férias? Você tirou as malas do guarda-roupa, comprou um mapa e um guia e vê a paisagem dos seus sonhos com os olhos da imaginação. Você se certificou de que a viagem não será apenas bem-sucedida, mas também saudável? Continue lendo e veja todas as nossas dicas de saúde para quem está planejando uma viagem.

viagem

A melhor maneira de evitar surpresas de saúde durante a viagem é consultar um médico antes da partida. Seu conhecimento deve ser utilizado principalmente por pessoas que viajam para países exóticos e por aqueles que planejam mergulhar, escalar ou praticar outros esportes radicais. Essa consulta deve ocorrer pelo menos 6 semanas antes da partida.

A importância de consultar um médico:

-Ele recomenda vacinas.

-Ajuda no preenchimento do kit de primeiros socorros.

-Ele aconselha sobre como evitar desconfortos relacionados a viagens.

-Dá dicas de como lidar com o calor.

-Fornece informações sobre como se proteger de queimaduras solares.

-Aconselha sobre como evitar infecções alimentares.

-Ele dá conselhos sobre como evitar picadas de insetos.

-Dá dicas sobre como mergulhar, escalar ou praticar outros esportes radicais com segurança.

-Ele fornece informações sobre viagens seguras para pessoas em situações especiais – por exemplo, mulheres grávidas e crianças ou pessoas com doenças crônicas.

Vacinas:

A vacinação é a melhor forma de prevenção de doenças infecciosas. Portanto, vale a pena considerar as vacinas independentemente do destino.

O médico fornecerá informações detalhadas sobre as vacinas recomendadas e obrigatórias na região para a qual você está indo.

Kit de primeiros socorros

O kit de primeiros socorros de viagem deve ser o equipamento básico de todo viajante. Sua presença e bons equipamentos facilitam o tratamento de pequenos problemas de saúde – ferimentos leves, diarréia ou infecções leves. O kit de primeiros socorros deve incluir:

-primeiros socorros e materiais de curativo – água oxigenada, gaze estéril, curativo, emplastros, torniquete

-medicamentos utilizados pelo viajante em caráter permanente, preferencialmente com reserva, em caso de atraso no retorno da partida, com nomes internacionais, descrição da dosagem e nome da doença em inglês

-medicamentos antidiarreicos e preparações de reidratação oral

-analgésicos, antitérmicos (por exemplo, paracetamol ou ibuprofeno), bem como medicamentos para aliviar os sintomas de resfriados e preparações para aliviar a dor de garganta

-probióticos em caso de diarréia do viajante

-medicamentos antialérgicos e géis para aliviar doenças após picadas de insetos

-medicação para aliviar os sintomas de enjoo

-cremes com filtro solar e preparações para aliviar os sintomas das queimaduras solares

preparações repelentes de insetos

-pinças 

-pomada ou creme com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas

-colírio com um antibiótico

Outros medicamentos prescritos por um médico, por exemplo, antibióticos para tratar a diarreia do viajante, medicamentos para a prevenção ou tratamento do mal de altitude.

Outros cuidados importantes:

Tenha sempre a mão o número do seguro do seu veículo, e certifique-se de ter contatos de emergência importantes, como um chaveiro 24 horas itapema, por exemplo.

Viagens de carro

Você ou seu filho podem desenvolver sintomas de enjoo ao viajar de carro ou ônibus – eles podem se sentir pior, falta de apetite, tontura, náusea e vômito – que desaparecem após a viagem. O enjoo de movimento afeta mais frequentemente crianças entre 3 e 10 anos de idade e, em seguida, sua incidência diminui gradualmente. Na idade adulta, os sintomas da doença são raros.

Como posso prevenir enjoo?

As principais maneiras de ajudar a prevenir os sintomas da doença de movimento incluem uma boa noite de descanso e alimentação antes de sua viagem. Esta refeição deve ser leve e saudável, sem alimentos gordurosos, de difícil digestão e sem bebidas gaseificadas. Também é bom ter lanches para viagem – pedaços de frutas em um recipiente, nozes e sanduíches. Produtos com cheiro intenso devem ser evitados, pois podem exacerbar os sintomas. Algumas pessoas acham que a goma de mascar, por exemplo, pode ajudar a aliviar os sintomas da doença.

Outra coisa é escolher um lugar para sentar – uma pessoa com enjôo deve estar sentada ‘de frente para a direção da viagem’, de preferência perto da janela. No carro, há um bom assento ao lado do motorista que permite ver a estrada à frente do carro, e no ônibus, lugares mais afastados do eixo das rodas, de preferência no meio do veículo.

As pessoas que sofrem de enjôo não devem ler livros, assistir filmes ou assistir a árvores ou postes que piscam rapidamente enquanto viajam, pois essas atividades podem piorar os sintomas. É melhor focar os olhos em algum ponto no horizonte. A viagem pode se tornar mais agradável, por exemplo, com um audiolivro que atrai a atenção, mas não envolve a visão. Também pode ser útil fechar os olhos e deitar-se o máximo possível – por esta razão, pode ser benéfico planejar sua viagem à noite, quando a pessoa doente pode dormir a maior parte do caminho.

Outras medidas que podem ser usadas para prevenir o enjoo incluem preparações que contêm gengibre. Podem ser usados ​​em crianças a partir dos 3 anos de idade. 

Deixe um comentário Cancelar resposta