O que fazer no caso de dente trincado?

Se mastigar alimentos duros é comum no seu dia a dia, saiba que ficar com o dente trincado é uma possibilidade muito comum. Claro que não é só assim que surgem os problemas, pois acidentes e certos hábitos também favorecem o desgaste e provocam as temidas rachaduras.

Como os dentes nessa condição podem causar dor ou insegurança, é melhor procurar ajuda profissional em um dentista de emergência o mais rápido possível.

No entanto, o conhecimento é a melhor forma de identificar contratempos e, mais ainda, saber como agir diante de tais situações.

Ficou curioso e quer acompanhar o assunto? Leia o post até o final e saiba mais sobre o tema para que tudo fique fácil e sem complicações.

Afinal, o que é um dente trincado?

Um dente trincado é caracterizado pela formação de trincas, óbvias ou não, no esmalte, a camada mais externa do dente. Este é um problema que afeta mais os molares, que são mais usados ​​para mastigar.

Uma rachadura se torna aparente logo após aparecer, pois geralmente é acompanhada de ruído ou dor. No entanto, vale lembrar que esse fato pode passar despercebido no caso de desgastes mais leves.

Na maioria das vezes, a condição causa muito desconforto, em parte pela dor da fissura, mas também por um comprometimento na estética do sorriso – ainda mais se o problema ocorrer nos dentes da frente.

Certifique-se de consultar o seu dentista se tiver rachaduras nos dentes ou sentir algum desconforto, pode inclusive, ser em clinicas dentarias de implantes, caso a rachadura seja muito grande.

O que causa dor?

O incômodo acontece porque o esmalte é a camada mais externa e é responsável por proteger outras camadas do dente, como a dentina e a polpa – esta última possui terminações nervosas. 

Na situação de haver alguma abertura, como rachaduras, mesmo pequenas, as estruturas internas ficam mais expostas, causando dor.

Além disso, a pressão das mordidas oclusais pode causar dor, uma ação aparentemente despretensiosa que pode abrir levemente as fissuras do dente e irritar a polpa.

Quando atinge essa área, também afeta os principais nervos da boca. É muito importante ter cuidado, pois a polpa pode ser danificada por rachaduras, por isso é necessário optar pelo tratamento de canal ou até mesmo, realizar procedimentos em uma clinica implante dentario.

No entanto, é importante ressaltar que um dente trincado às vezes é apenas um problema estético, por isso nem sempre causa algum tipo de sintoma ou desconforto.

Que tipo de condições podem fazer seus dentes racharem?

Como mencionamos acima, esse problema é mais comum do que muitos imaginam. Além de mastigar alimentos duros como:

  • Cubos de gelo;
  • Doces como pé de moleque;
  • Abrir tampas com os dentes;
  • Morder objetos como lápis ou canetas. 

Existem outros fatores que podem levar a dentes rachados. Conheça-os:

  1. Trauma

Dentre eles, destacam-se os acidentes com quedas ou impactos orais, que podem atingir diretamente os dentes. Embora o esmalte seja muito mineralizado e forte, dependendo de como o evento ocorreu, pode haver desgaste dessa estrutura.

  1. Bruxismo

Há também o bruxismo, que é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, especialmente à noite. Com o tempo, essa pressão pode desgastar a estrutura do dente, o que pode danificar o esmalte.

  1. Choque térmico

Outra condição que pode desencadear isso é o famoso choque térmico, como beber água gelada ou suco depois de comer um alimento quente como uma sopa.

Quais fatores podem fazer seus dentes da frente racharem?

Embora mais dos molares sejam atingidos devido à pressão da mastigação, a fissura também afeta os dentes da frente, o que tem um impacto geral na estética do sorriso.

Nesse caso, um dos principais fatores de desgaste também é o bruxismo, assim como os molares. Por outro lado, existem outras causas, como morder alimentos duros, roer unhas ou ter o hábito de morder a ponta de um lápis ou outros objetos.

Aqueles que praticam esportes de contato, como algum tipo de luta livre, também são mais propensos a sofrer com um dente da frente trincado se o protetor bucal não for usado corretamente.

Quais são os riscos para a saúde bucal dessa condição?

No caso dos dentes da frente, uma pequena rachadura pode aparecer como uma mancha de corante alimentar, afetando o sorriso e a autoestima do indivíduo.

Outro problema é que dentes trincados favorecem o desenvolvimento de placas bacterianas e cáries.

Como as fissuras deixam a dentina e a polpa mais expostas, o perigo é que as bactérias possam atingir essas camadas internas, causando muita dor e danos a toda a estrutura do dente.

Por isso, é importante procurar um dentista para evitar que as lesões permaneçam nos dentes por muito tempo. Afinal, as rachaduras correm o risco de aumentar de tamanho ou causar fraturas, impedindo seu uso adequado para a mastigação ou causando desconforto estético.

Qual é o tratamento mais adequado?

Como os dentes não se regeneram sozinhos, é preciso seguir as orientações profissionais e estar sempre sob a orientação de um dentista qualificado.

O tratamento depende da localização e tamanho da fissura, bem como do tamanho, dor e desconforto sentido no momento. Inclusive, é possível ter essas rachaduras mesmo sendo criança. Neste caso é preciso ir a uma clínica odontopediatria.

Com este tratamento, as pessoas podem sorrir e mastigar normalmente sem medo, pois os implantes têm as mesmas vantagens de função, resistência e aparência dos dentes naturais.

Para ficar atento a esses problemas, é recomendado um check-up odontológico. Visitas regulares podem tornar o tratamento mais rápido e menos doloroso, e ainda ajudar na prevenção.

E tem mais: uma consulta logo após a descoberta de uma rachadura pode ser a melhor forma de proteger os dentes e evitar que piorem, além de eliminar o aparecimento de novos problemas.

Além disso, são nessas consultas que a necessidade da cirurgia maxilar pode vir a aparecer.

Deixe um comentário Cancelar resposta