Pernas cansadas: 5 dicas para relaxar
As pernas não têm vida fácil , afinal, suportam o peso de todo o corpo. Mesmo que você dirija um carro durante o dia ou leve uma vida sedentária, eles também têm o direito de ficar inchados e doloridos após um longo dia, principalmente quando você usa sapato masculino ou sapatilhas apertadas. Mas como acalmá-los? Veja aqui 5 dicas para relaxar.
1. Pés para cima, ou uma solução para pernas doloridas
A maneira mais eficaz de se sentir aliviado de forma relativamente rápida é relaxar por meia hora com os pés mais altos do que a cabeça – por exemplo, em um travesseiro nas costas do sofá.
O sangue e a linfa que residem nas partes inferiores do corpo começarão a circular adequadamente, graças ao qual o inchaço deve desaparecer e, com ele, a sensação de pressão e desconforto.
2. Um banho relaxa e reduz o inchaço nas pernas
A água fria é uma verdadeira bênção para as pernas, porque reduz o inchaço e estimula a circulação sanguínea nas veias.
A água fria trará alívio (para um melhor efeito, pode-se adicionar uma colher de sopa de sal de cozinha, uma dose de sal para os pés ou algumas gotas de óleo essencial, por exemplo, de gerânio ou cítrico), bem como a alternância de água morna e fria molhando nos pés, o que facilita a drenagem do excesso de líquido dos tecidos.
Se você estiver à beira-mar, uma ótima maneira de reduzir o inchaço é caminhar ao longo da costa à noite e na água. Mas se você não tem forças para isso, um procedimento semelhante também pode ser feito na banheira, enchendo-a com água morna, chegando um pouco acima dos joelhos.
3. Cosméticos refrescantes para pernas
Ou seja, géis, cremes e loções que aliviam os pés e panturrilhas doloridos e inchados. Seu ingrediente principal geralmente é o mentol, que, ao resfriar a pele, traz uma sensação de alívio. No entanto, é uma solução temporária e, a longo prazo, geralmente funciona em conjunto com outros métodos (por exemplo, escalda-pés ou massagem).
4. Massagem calmante
A massagem com rolos especiais ajuda a queimar as pernas. Basta colocar um rolo em cada pé e, em seguida, “rolar” eles por alguns minutos. Esse exercício relaxa os músculos tensos, melhora a circulação sanguínea, reduz a sensação de queimação e a dor.
Outra forma é a massagem, mas sem o uso de ferramentas – suas próprias mãos bastam. Delicadamente, com movimentos circulares, massageie cada dedo um a um, começando pelo menor, e depois as almofadas sob os dedos, na planta do pé (da lateral dos dedos em direção ao centro do pé).
5. Pacotes de gelo para pernas inchadas
Por mais perturbador que pareça, é na verdade uma das poucas maneiras de resfriar a pele rapidamente e reduzir o inchaço. Funcionará se você não tiver creme ou gel à mão, mas há uma máquina de fazer gelo bem na sua frente, no freezer e está cheio até a borda.
Basta então envolver alguns cubos em um pedaço de pano, por exemplo, um pano de cozinha (mas não uma toalha descartável – o gelo derretido irá quebrá-lo rapidamente) e colocá-lo sobre a pele. Essa compressa fria vai durar mais se você colocar um pano com gelo em um saco de alumínio.
Gostou das dicas? Escreva aqui nos comentários!