Por que realizar a higiene bucal pela manhã?

Sempre nos foi indicado iniciarmos o dia com uma boa higiene bucal. Assim, removemos todas as bactérias que se concentraram em nossa boca e dentes durante a noite. E você sabe por que realizar a higiene bucal pela manhã?

Entretanto, muitas pessoas se questionam sobre qual a real necessidade de tomarmos tal cuidado logo de manhã.

A higienização durante todo o dia é fundamental para garantir uma dentição saudável, principalmente em casos de tratamentos dentários, como o uso de um aparelho transparente ou convencional, por exemplo. 

Afinal, esse tipo de tratamento facilita o acúmulo de restos de alimento, bem como o surgimento da placa bacteriana.

Para sanar possíveis dúvidas, continue conosco neste conteúdo. Assim, você entenderá a importância da higiene bucal pela manhã, além de saber o momento correto de realizá-la. Saiba mais a seguir!

Escovar os dentes antes ou depois do café?

Essa é uma das principais dúvidas da maioria das pessoas. Na verdade, a resposta para essa questão é: o recomendado é que se escove antes e depois do café da manhã, garantindo a máxima higienização dos dentes.

Isso porque, ao não escovar os dentes antes do café da manhã, você estará ingerindo não só seu alimento, mas também as bactérias presentes na sua saliva e na boca. Entretanto, não há problema nenhum nisso!

Isso porque especialistas explicam que ao longo do dia engolimos bactérias presentes em nossa saliva, que acabam entrando de diferentes formas, como a própria respiração.

Porém, não devemos realizar a escovação imediatamente após as refeições. Isso porque, ao nos alimentarmos, a acidez do pH natural da boca se eleva. 

Como resultado desse aumento no pH natural, o esmalte dos dentes acaba enfraquecendo e, consequentemente, o atrito da escova pode acabar prejudicando sua dentição.

A prática constante desse hábito pode danificar gravemente a dentição. Com isso em mente, alguns tratamentos podem resolver o problema. Um exemplo disso é optar pela aplicação da faceta dental.

Sendo assim, os especialistas indicam que 30 minutos após as refeições ou ingestão de algum alimento é o tempo suficiente para a diminuição da acidez. Portanto, é preciso aguardar esse tempo para realizar de fato a higienização dos dentes e da boca.

Qual a quantidade mínima de escovações por dia?

A higienização bucal é uma forma de reduzir as chances do surgimento da placa bacteriana, das infecções gengivais e nas demais mucosas da boca, além da halitose e da cárie. Dessa forma, é importante entendermos a quantidade mínima de escovações por dia.

Como dissemos anteriormente, é fundamental que a higienização da boca seja feita 30 minutos após qualquer tipo de refeição. Além disso, o indicado é realizar, no mínimo, 3 escovações ao dia.

Não se esqueça de usar fio dental todas as vezes que realizar a higienização dos dentes. 

Assim, você ainda evita possíveis infecções na gengiva, além do amarelamento dos dentes. Caso o último problema citado venha a acontecer, as facetas de resina são excelentes soluções.

Porém a realização de qualquer tratamento dentário também exige todo o tipo de cuidado citado neste conteúdo, afinal, a saúde dental deve ser mantida por toda a vida.

Sendo assim, é muito importante que você tenha disciplina em relação aos cuidados com sua dentição, bem como após a  realização de um clareamento ou aplicação de lente de contato dental de resina.

Outro cuidado importante com a saúde odontológica é o uso de enxaguantes bucais recomendados para a sua dentição e limpadores de língua, presente em muitas escovas de dente.

Tais práticas não são de fato obrigatórias, mas diminuem boa parte das bactérias presentes na boca, principalmente em casos de uso do aparelho móvel transparente.

Consulte um especialista

Para garantir o cuidado adequado em relação a sua saúde bucal, é importante que você invista em procedimentos básicos, como a realização de limpezas e raspagem de tártaro, realizadas por um especialista. 

Além disso, ele também será responsável pela obturação de cáries caso necessário, podendo realizar procedimentos como:

  • Avaliação odontológica;
  • Limpeza do tártaro;
  • Ensinar técnicas apropriadas para escovação;
  • Indicar melhores tratamentos para problemas específicos.

Ao possuir interesse no uso de diferentes escovas, enxaguantes bucais ou em qualquer tipo de tratamento dental, seja ele em relação a arcada dentária ou procedimento estético, é fundamental que consulte seu dentista de confiança.

Assim ele poderá indicar quais são os melhores cuidados em relação ao seu tipo de caso.

A partir de tais conhecimentos, você poderá garantir sua saúde bucal e o sorriso dos sonhos.

Sendo assim, basta seguir os cuidados básicos, com 3 escovações por dia e 30 minutos após as refeições, e visitar um especialista com frequência para sanar dúvidas e realizar cuidados clínicos.

1 Comentário

  1. Pingback: Como um sorriso saudável pode melhorar a autoestima?

Deixe um comentário