Saiba o que pode ser as alterações na língua

As alterações na língua podem ocorrer devido a lesões, má higiene oral e doenças bucais. Muitas pessoas se esquecem, mas a língua também é um órgão do nosso corpo que necessita de cuidados e atenção.

Quer saber mais sobre as alterações que pode haver na língua em decorrência de problemas na saúde bucal? Continue lendo.

alterações na língua

Sintomas de problemas língua

A língua tem um papel fundamental para o funcionamento do nosso organismo, pois ela é a responsável por nos fazer comer e falar, além de influenciar na nossa respiração e no nosso hálito, tornando-o desagradavel ou agradável, dependendo dos cuidados que tomamos.

Entretanto, quando não tomamos os devidos cuidados diários com a nossa língua, podem ocorrer problemas que impedem que esse órgão desempenhe suas funções.

As doenças da língua podem surgir de muitas formas, como, por exemplo, através de uma infecção.

Os primeiros sintomas de doenças na língua podem surgir de muitas formas, como:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Mau hálito;
  • Alteração no cor;
  • Alterações na textura;
  • Dificuldade para comer ou falar;
  • Incapacidade de sentir o gosto dos alimentos e bebidas.

Existem diversos fatores que podem ocasionar doenças na língua, para identificá-los é preciso utilizar seu plano odonto empresarial e marcar uma consulta com o seu dentista de confiança. 

Somente um profissional será capaz de diagnosticar os sintomas, além de indicar o tratamento correto. Para as doenças em que a causa são infecções causadas por fungos e bactérias, o tratamento costuma ser medicamentoso.

Já os problemas causados por deficiência nutricional, precisam ser tratados em sua origem, ou seja, suprindo as deficiências de vitamina. Outros problemas comuns na língua costumam ser: danos na língua, câncer, distúrbios autoimunes e alterações hormonais.

3 principais doenças e alterações da língua

Assim como os outros órgãos do nosso corpo, a língua também está suscetível a alterações  que podem levar até o surgimento de doenças. Algumas dessas doenças podem ser identificadas através de mudanças na coloração da língua.

Isso porque dependendo da doença, a língua pode apresentar uma coloração preta ou amarelada. Além disso, seu aspecto natural também pode ser modificado pela presença de placas esbranquiçadas, bolhas e feridas,

Para saber como tratar essas alterações, é importante procurar por um dentista em seu plano odonto empresa antes que os sintomas piorem e se tornem algo mais grave. As doenças identificadas logo no início são mais fáceis de serem tratadas.

Confira a seguir as três doenças mais comuns da língua.

  1. Língua geográfica

A glossite, mais conhecida como língua geográfica, é uma alteração que ocorre na superfície da língua caracterizada por marcas salientes com bordas brancas. Essa condição faz com que a parte áspera da língua desapareça, ficando apenas as fissuras visíveis.

Essas lesões podem variar de tamanho e causar desconfortos como dor, ardência e irritação. Sua origem costuma ser por conta do estresse, diabetes, fatores hereditários e até mesmo por conta de alergias. 

Não existe um tratamento específico para a língua geográfica. O mais indicado é procurar por dentista em seu plano dental para mei para que possa receitar medicamentos responsável por controlar os sintomas como dor e ardência, além de evitar alimentos ácidos.

  1. Aftas

As aftas, também conhecidas como estomatite, é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa da boca. Elas surgem como pequenas lesões de úlceras avermelhadas, com o centro amarelo e podem causar dores e inchaço na língua.

As lesões costumam surgir por conta do alto consumo de alimentos ácidos, baixa da imunidade, infecções por vírus, deficiência de vitaminas, entre outras causas. As doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV e a sífilis, também podem causar aftas.

O surgimento das aftas costuma estar associado a outras doenças, por isso além de procurar por um dentista em um plano odontologico para cnpj, também é importante ver um clínico geral para avaliar a doença de origem que está ocasionando as aftas. 

  1. Língua preta pilosa

Essa condição ocorre quando há o acúmulo de queratina nas papilas da língua, com isso a superfície da língua fica com a cor castanha ou preta, dando a impressão que está coberta de pelos. 

A língua preta pilosa pode ocorrer devido a diversos fatores, como o uso de cigarros, má higiene bucal, consumo excessivo de café e chás ou por infecções fúngicas ou bacterianas. Essa condição não costuma apresentar sintomas, mas pode ocorrer náuseas e mau hálito.

Para realizar o tratamento, é importante procurar por um dentista em um convenio odontologico para mei, pois ele será capaz de identificar a causa exata da doença e indicar o melhor tratamento, como o uso de medicamentos e uma boa higiene oral.

Deixe um comentário