Hábitos que contribuem para uma vida saudável

Todo mundo tem maus hábitos, mesmo sabendo da importância de ter uma vida saudável. Maus hábitos podem diferir entre grandes e pequenas coisas, por exemplo, fumar um cigarro de vez em quando (importante lembrar que já existem os eletrônicos que prejudicam muito menos. Veja mais aqui: Zen Vapers).

Também é prejudicial beber mais de 5 copos de álcool em uma noite no fim de semana ou comer muito pouca comida saudável. Não se trata de quão grandes ou pequenos são esses hábitos, mas onde está a linha. É importante respeitar seu próprio corpo e viver uma vida saudável. 

O efeito de um estilo de vida pouco saudável

É importante para o corpo consumir alimentos saudáveis. Quando o corpo não recebe os nutrientes de que precisa diariamente, isso pode ter grandes consequências para o corpo e para a saúde. A comida é ruim para o corpo se contiver poucos ou nenhum nutriente. Isso também é conhecido como comida vazia. Quando o alimento vazio é consumido, o cérebro recebe um sinal de que o estômago está cheio, mas o corpo só consegue extrair dele alguns nutrientes. Um exemplo de comida vazia é o macarrão instantâneo. Este produto contém tão poucos nutrientes e, por outro lado, muitos conservantes, que até seria ruim para sua saúde.

Outra forma de má nutrição são as comidas gordas que são conhecidas de todos, chamadas de fast food. O fast food pode de fato conter bons nutrientes, mas quase sempre estão presentes nas quantidades erradas. Um hambúrguer grande pode conter quase metade da quantidade diária recomendada de calorias. E os efeitos a curto prazo da má nutrição podem afetar muito a vida. Isso pode se manifestar em situações estressantes, mau humor e fadiga persistente. 

A longo prazo há também consequências para um estilo de vida pouco saudável: obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.

Como ter um estilo de vida saudável

O primeiro passo para um estilo de vida saudável é se adaptar a uma dieta saudável. A alimentação saudável fornece energia e nutrientes suficientes para o corpo e consiste em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras suficientes. 

Ao adaptar a nutrição, o corpo não só se tornará mais apto, mas também reduz o risco de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Portanto, recomenda-se comer vegetais e frutas, muitos produtos de grãos integrais, peixes gordurosos uma vez por semana, poucas bebidas doces contendo açúcar e pouca carne vermelha ou processada.

Além de uma alimentação saudável, também é importante para um estilo de vida saudável que haja exercício ativo por pelo menos meia hora por dia, pelo menos cinco dias por semana. Isso pode ser, por exemplo, caminhada rápida, ciclismo, natação ou dança. Esse movimento não precisa ser por meia hora seguida, mas também pode ser distribuído ao longo do dia. Está provado que o exercício regular é saudável e que o corpo fica em forma ao longo do tempo. Os músculos, pulmões, coração e vasos sanguíneos vão se acostumar a se movimentar muito.

Nutrientes que contribuem para um estilo de vida saudável

Os nutrientes podem contribuir para um estilo de vida saudável. Às vezes é possível que um corpo com uma alimentação saudável não receba a quantidade diária recomendada de vitaminas e minerais. Então nutrientes extras podem ser um possível suplemento na vida diária.

Fatores como dieta não saudável, medicamentos, radiação UV, poluição ambiental, álcool e tabagismo podem afetar negativamente a pele. Para limitar essas influências, o corpo precisa de antioxidantes que são obtidos dos alimentos. Suplementar sua dieta com um suplemento antioxidante  é uma boa opção para que essas influências sejam limitadas.

Com essas e outras dicas, você conseguirá uma vida mais saudável e ativa!

Deixe um comentário