As causas da queda de cabelo: conheça!

São várias as causas da queda de cabelo. Por exemplo, você pode ter a infelicidade de ter uma predisposição genética em seu DNA. 

Doenças do cabelo, como alopecia, estresse e medicação também podem levar a queda de cabelo. De fato, as causas comuns de perda de cabelo são:

  • Perda de cabelo hereditária
  • Doenças do cabelo
  • Câncer e quimioterapia
  • Deficiência de ferro
  • Estresse
  • Medicação

Se você usa muita tintura ou calor no cabelo, esse é um fator a considerar. De fato, é essencial saber qual a tintura que menos agride os cabelos com química.

Se você quer saber mais sobre as causas da queda de cabelo, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

As causas da queda de cabelo

Perda de cabelo hereditária: alopecia androgenética

Alopecia androgenética é a forma mais conhecida de queda de cabelo. Isso ocorre conforme envelhecemos. Aproximadamente 70% dos homens perdem lentamente o cabelo desta maneira. 

Além disso, as mulheres podem sofrer de alopecia androgenética. Muitas vezes surge na menopausa. A linha do cabelo continua a se mover mais e o cabelo no topo da cabeça fica mais fino. Em última análise, o cabelo é tão fino que você pode ver o couro cabeludo através do cabelo.

Doenças do cabelo

Existem várias doenças de cabelo que podem levar à queda de cabelo. Algumas doenças comuns do cabelo são: alopecia difusa e alopecia areata. A alopecia difusa causa perda de cabelo em todo o couro cabeludo, criando uma camada muito fina. 

O couro cabeludo fica visível através do cabelo caído. A Alopecia difusa pode ser temporária ou permanente.

A alopecia areata provoca uma calvície impecável. A doença pode ocorrer a qualquer momento da sua vida. A causa é desconhecida.

Perda de cabelo devido ao câncer

Às vezes, pensa-se que o câncer leva à perda de cabelo. No entanto, não é o câncer, mas o tratamento que faz o cabelo cair. Quimioterapia e radiação destroem as células. Isso é necessário para combater as células cancerígenas. 

No entanto, também destrói outras células. Quanto mais rápido as células se dividirem, maior o efeito do tratamento. As células ciliadas se dividem mais rápido que as outras células do corpo, então a quimioterapia e a radiação geralmente causam a queda de cabelo.

Deficiência de ferro

Seu corpo precisa de nutrientes para funcionar. O ferro é um dos nutrientes que tem efeito sobre o crescimento do cabelo. 

O corpo primeiro fornecerá os órgãos com nutrientes em caso de deficiência. Seu cabelo não terá ferro suficiente e isso fará com que ele caia, o que significa que há pontos calvos.

Perda de cabelo devido ao estresse

Estresse – e, em particular, estresse crônico – tem muita influência sobre o corpo. Por exemplo, pressão alta, fadiga e hiperventilação podem ocorrer se você estiver exposto ao estresse por muito tempo. 

Porque o estresse também aumenta o nível de adrenalina no sangue, pode levar à perda de cabelo. 

No couro cabeludo, o excesso de adrenalina entra em contato com as glândulas sebáceas, que produzem ácido lático. Isso danifica as raízes do cabelo que no estresse crônico pode levar a perda de cabelo extrema.

Medicação

Alguns medicamentos causam perda de cabelo, mas na maioria dos casos não será uma perda extrema de cabelo. Você pode, no entanto, notar a diferença. 

Alguns medicamentos conhecidos por causarem queda de cabelo são os anticoncepcionais, certos antibióticos, antidepressivos e betabloqueadores. Se você tem perda de cabelo grave devido ao uso de medicação, você pode consultar o seu médico para mudar para outro medicamento.

Deixe um comentário Cancelar resposta