Como começar na academia?

Entra ano, sai ano e as promessas de ter uma vida mais saudável nunca saem de meras palavras para algo, de fato, colocado em prática. Mas afinal como começar na academia?

Começar a academia, para muitos, é uma tarefa desafiadora, para uns devido à falta de tempo, para outros pela falta de motivação e até mesmo pela preguiça.

No entanto, a prática da musculação traz tantos benefícios para a saúde (além dos estéticos) que deve ser uma atividade obrigatória do seu dia a dia.

Ficou interessado (a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre como começar na academia!

Como começar na academia?

Se você ainda está em dúvida se entra ou não para a musculação, saiba que você deve entrar sim!

Nada de deixar preguiça, falta de motivação e outras desculpas te atrapalharem nisso! Ir para a academia deve fazer parte do seu dia a dia, pois, se você não dedicar esse tempo agora, o seu futuro (a velhice) vai vir cobrando da pior forma possível essa falta de dedicação quando ainda era tempo.

Para isso, siga algumas dicas  de como começar na academia, as quais são imprescindíveis e que farão toda a diferença para você. Veja:

1- Escolha uma academia perto da sua casa

O primeiro passo para espantar desânimo e preguiça é escolher uma academia a qual se localiza perto de onde você mora (se você for malhar em algum intervalo do trabalho ou faculdade, que seja perto desses locais).

Isso é muito importante pelo fato de impedir que você gaste tempo demais se locomovendo até a sua academia.

Quando a academia está perto de você, menos barreiras serão criadas para te fazer desistir de frequentá-la em determinados dias e você consegue tirar, de modo mais fácil, alguns minutos para malhar sem gastar muito tempo.

2- Procure um bom profissional para te acompanhar

Muitas pessoas, principalmente quando estão começando, negligenciam a busca por profissionais de Educação Física para ter um acompanhamento mais de perto.

Ter um personal te acompanhando, montando uma ficha específica e personalizada para você, atendendo as suas particularidades, as suas dificuldades e necessidades únicas faz toda diferença no que diz respeito aos resultados.

Esse profissional vai te ajudar a alcançar os seus objetivos de maneira mais rápida (não milagrosa, pois isso demanda tempo, mas consegue te ajudar a obter e enxergar melhores resultados mais facilmente).

3- Troque sua ficha no máximo a cada três meses

Que o nosso corpo tem uma capacidade surpreendente de adaptação, não é novidade para ninguém, não é mesmo?

Isso vale também quando o assunto são os exercícios físicos, isto é, o corpo precisa de constantes estímulos diferentes para poder gerar os resultados desejados.

Se você treina com a mesma ficha por mais de 3 meses, seu corpo já está adaptado e os resultados já não serão mais tão satisfatórios.

Por isso, não deixe passar desse período para que você não esteja perdendo seu tempo.

4- Execute bem os movimentos

É muito importante que você aprenda, verdadeiramente, o movimento dos exercícios de forma adequada, explorando toda a amplitude do movimento e só se preocupando com o peso depois de ter certeza de que está executando muito bem os exercícios propostos.

5- Concilie uma boa alimentação

Quem deseja ter melhores resultados, precisa conciliar ao treino de musculação uma dieta equilibrada e balanceada.

Para isso, é interessante você procurar por um nutricionista para que ele monte uma dieta alimentar específica para você e para o nível do seu treino, garantindo que o que você deseja seja alcançado com sucesso e sem muitas frustrações.

6- Pare de fumar

Se você fuma, o ideal é parar de fumar, mas, caso não consiga parar de imediato, pode recorrer aos vapes.

Atualmente existem diversos vapes sem nicotina, como é o caso do mini pod e do sky solo plus.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre como começar na academia, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.

Deixe um comentário