Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?
A alimentação balanceada é um dos quesitos básicos para uma vida saudável em geral e ainda ajuda a se prevenir contra eventuais doenças bastante comuns, como a obesidade. Vale dizer, ainda, que uma dieta saudável ajuda no bem-estar, já que libera neurotransmissores responsáveis por essa sensação.
Mas, será que você vem tendo uma alimentação balanceada? Muita gente não sabe, mas existe um profissional que pode te ajudar e que vem sendo procurado cada vez mais pelas pessoas: o Nutrólogo.
Não estamos falando do endocrinologista ou do nutricionista, que comumente são confundidos com o Nutrólogo, ok? São especializações diferentes, mas fáceis de entender do que se trata cada uma delas.
Abaixo, vamos te contar mais detalhes sobre a área da Nutrologia e como esse tipo de consulta pode te ajudar a cuidar mais da sua saúde e trazer mais bem-estar em geral! Confira abaixo!
O que é um nutrólogo?
A Nutrologia é uma especialização da Medicina que estuda os impactos causados pela ingestão de alimentos e quais são as necessidades do organismo de cada paciente, sempre mantendo o foco na saúde e também na prevenção e redução do risco de doenças.
São muitas as doenças tratadas pelo nutrólogo, com destaque para: a anemia, bulimia, anorexia, osteoporose, diabetes e obesidade. Também vale dizer que o nutrólogo pode ajudar em tratamentos com objetivos distintos, como otimização metabólica, correção nutricional, melhora de performance física, reposição vitamínica, emagrecimento, alergias, saúde gastrointestinal, desequilíbrios hormonais, entre outros.
Em uma consulta com um Nutrólogo, serão analisados os seus hábitos em geral que podem estar atrapalhando o quadro nutricional e também é o momento ideal para tirar dúvidas sobre nutrientes e outras substâncias dos alimentos.
A visão do Nutrólogo é ampla, pois a área se relaciona também com a nutrologia geriátrica, nutrologia cardíaca, nutrologia neurológica, nutrologia em doenças infecto-parasitárias e nutrologia em ginecologia.
Quando devo visitar um nutrólogo?
Na realidade, como falamos anteriormente, o Nutrólogo pode ajudar em uma série de questões e, por isso, a visita ao profissional pode acontecer por diversos motivos e metas, como transtornos alimentares e até mesmo como forma de prevenir doenças, como a obesidade. Logo abaixo, separamos alguns motivos pelos quais você deve marcar uma consulta com um Nutrólogo! Não esqueça de procurar por profissionais qualificados, capacitados e reconhecidos em sua área de atuação.
- Tratamento contínuo de doenças crônicas
Diabetes, hipertensão e aterosclerose são doenças crônicas, não transmissíveis e que podem ser acompanhadas e tratadas com a ajuda de um nutrólogo.
- Compulsão alimentar
Anorexia e Bulimia são transtornos alimentares que podem ser tratados com a ajuda de um Nutrólogo, já que o profissional vai auxiliar no tratamento e ainda contribuir com todo o suporte nutricional necessário. É comum que o tratamento também inclua um psiquiatra.
- Desequilíbrio nutricional e acompanhamento de atletas
Como as atividades de alto gasto de energia metabólica podem ocasionar em desequilíbrio hormonal, a consulta com um nutrólogo é muito indicada para atletas e para aumentar ainda mais o desempenho em suas atividades.
- Obesidade
Quadros de obesidade e sobrepeso são bastante comuns e podem ser tratados por um Nutrólogo. O profissional vai conseguir agir de forma direta no problema, dar todas as orientações necessárias para um melhor controle de peso e dos sintomas, e ainda auxiliar na fase pós emagrecimento.
- Nutrição preventiva de doenças
A consulta com um Nutrólogo também pode ajudar muito na prevenção do desenvolvimento de doenças relacionadas a alimentação, como a obesidade.
- Nutrição na terceira idade
Como os idosos tem maior dificuldade de absorver nutrientes, a consulta e o acompanhamento alimentar com um Nutrólogo pode ser realmente benéfica.
- Mais qualidade de vida
A consulta com um Nutrólogo ajuda a ajustar a alimentação, entregando mais bem-estar, diminuição do estresse, mais disposição e mais qualidade de vida em geral, que pode influenciar em diversas outras áreas da vida.
- Tratamentos de doenças metabólicas
Em casos de doenças relacionadas ao metabolismo, como doença celíaca e intolerância a lactose, a consulta com um Nutrólogo também é bastante recomendada. Serão analisadas as características de cada paciente de forma individual e solicitados exames e testes, como o teste de mineralogia, bioimpedância, checkup de sangue e perfil hormonal.
É comum, também, que o Nutrólogo indique uma rotina de alimentação adequada, prática de exercício e suplementação de nutrientes, mas sempre de acordo a análise individual de cada paciente e suas características e necessidades.
A consulta com um nutrólogo pode ajudar a encontrar respostas para a prevenção de doenças e para que o paciente consiga ter uma maior qualidade de vida em geral.
Qual é a importância do nutrólogo na reeducação alimentar?
A reeducação alimentar é uma mudança de hábitos, mas que com a ajuda de um Nutrólogo pode se tornar mais simples, prática e duradoura. Os principais motivos que levam um indivíduo a recorrer a reeducação alimentar são a perda ganho de peso, controle de colesterol, glicose, entre outros.
Para o processo de reeducação alimentar, o nutrólogo é o profissional mais indicado para ajudar nessa mudança, que pode ser drástica e extremamente benéfica para o paciente. Na maioria das vezes, cardápios muito restritivos podem desanimar o paciente e, por isso, o profissional vai analisar todos os seus hábitos, objetivos, alimentos que já consomem, ensinar a fazer substituições na alimentação, entre outros. A busca será por equilíbrio e por soluções que sejam duradouras.
Sobre a Natuee
A Clínica Natuee é o espaço clínico multidisciplinar ideal para que você cuide de si mesmo. Em um só lugar é possível realizar tratamentos e procedimentos com médicos altamente especializados em diversas áreas e que atuam de forma integrada para que você possa ter um atendimento completo, humanizado e em um ambiente pensado para o seu conforto e privacidade. Além disso, para quem preferir, existe a possibilidade de atendimento a distância (Telemedicina) na primeira consulta e de horário de atendimento estendido.