Conheça os benefícios do treino para as mulheres!

Equilíbrio hormonal, melhora na sono e longevidade, os exercícios para mulheres trazem benefícios que vão além da estética.

treino para mulheres

As palavras treino e mulher, quando associadas, carregam consigo o estigma da pressão estética que reflete no imaginário popular. Os exercícios passam a se referir à diminuição de peso, à definição e a sacrifício, quando na verdade, não é bem assim. 

Os treinos para mulheres, assim como para homens, pode trazer uma série de benefícios à saúde, refletindo ou não na aparência física do indivíduo. Por isso, é importante se lembrar dos objetivos e dos benefícios reais oferecidos pelas atividades físicas.

A saúde física, a saúde mental e a saúde emocional são consequência da prática de exercícios físicos de forma regular, como veremos adiante.

Treino e feminilidade

No imaginário popular, a associação entre as duas palavras segue uma linha tênue entre a pressão estética e a desfeminilização, como já foi apontado. Esse estigma que separa as mulheres que treinam entre as praticantes de dietas restritas ou as que buscam a todo custo somar mais músculos ao corpo prejudica a entrada do gênero feminino nesses ambientes.

Para desmistificar essa associação, é importante se lembrar do real objetivo dos exercícios físicos: proporcionar saúde física e mental para os praticantes. Qualquer conceito que vá além e desconsidere essa função das atividades físicas deve ser analisado com cuidado. 

Então, é possível pontuar que os exercícios físicos para mulheres são tão necessários e benéficos quanto os exercícios praticados por homens, bem como podem apresentar algumas vantagens direcionadas, como será possível notar a seguir.

Benefícios do treino para mulheres

Equilíbrio hormonal, melhora no sono, aumento da longevidade… A lista de benefícios é extensa, por isso foram separadas algumas das principais vantagens da prática de exercícios, que podem se desdobrar em múltiplos benefícios no dia a dia.

Melhorias na saúde física

Como o próprio termo atividade física indica, os benefícios físicos para quem as pratica são imensuráveis. Aumento de massa, redução de gordura, melhora nos índices de pressão arterial, fortalecimento da musculatura, melhora na qualidade do sono… A lista é extensa!

Todos esses aspectos contribuem para que as mulheres que praticam exercícios regularmente tenham maior facilidade em praticar as atividades do dia a dia, menos problemas nas articulações e na coluna e a preservação da massa ao longo do tempo, postergando os sinais de envelhecimento físico.

Melhorias na saúde emocional e mental

A saúde física é apenas um dos pilares que constroem o bem-estar das mulheres. Para ter uma vida equilibrada, é imprescindível que a saúde mental e a emocional acompanhem esse movimento.

As atividades físicas também podem ajudar nesse caso, refletindo na diminuição do estresse e da ansiedade, no aumento da sensação de bem-estar, graças aos hormônios liberados na prática dos exercícios, na redução dos episódios de insônia e no equilíbrio hormonal.

Melhorias na estética

Apesar de não ser necessariamente o foco da prática de atividades físicas, a melhora estética pode ajudar as mulheres a recuperar a autoestima. Treinando regularmente, é possível reduzir a flacidez da pele, as marcas causadas pela celulite e aumentar a massa magra.

Mas, afinal, quais treinos as mulheres devem fazer para alcançar todos esses benefícios? É necessário recorrer a atividades específicas?

Qual treino deve ser feito pelas mulheres?

A resposta não é única, afinal cada mulher pode sentir afinidade com uma prática diferente: musculação, luta, natação… O importante é encontrar um exercício com o qual a pessoa se sinta confortável, pois a frequência da prática é um ponto primordial para  atingir os resultados e os benefícios esperados. A dica é explorar diferentes esportes e atividades, até encontrar o que melhor se encaixa no perfil e na rotina de cada mulher. 

Na hora de movimentar o corpo, é importante lembrar: os benefícios vão além do espelho e podem ajudar mulheres em relação a uma vida com mais bem-estar e com mais qualidade.

Deixe um comentário