Entenda como o seu sorriso interfere na sua autoestima

A relação entre sorriso e autoestima é extremamente intrínseca e pode afetar o conforto do indivíduo com a sua própria imagem, além de implicar nas relações sociais, no ambiente de trabalho e em toda qualidade de vida.

Isso porque o sorriso tem um papel importante para a comunicação não verbal, sendo o cartão de visita das pessoas e uma das primeiras características que são notadas quando conhecemos um novo colega de trabalho ou par romântico.

Por isso, os problemas relacionados com a saúde e aparência das estruturas dentais impactam diretamente na autoestima dos pacientes e no desenvolvimento da vida pessoal.

Inclusive, um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) constatou que os jovens que possuem algum tipo de fratura dental grave desenvolvem maiores receios em sorrir publicamente e se preocupam mais com o que as pessoas pensam sobre a sua aparência.

Esta é, na realidade, uma das motivações que têm explicado o fenômeno no aumento da procura por tratamentos odontológicos cosméticos, que mantêm os dentes mais atraentes e o sorriso mais harmônico, especialmente com o advento das redes sociais.

Por que é preciso cuidar da saúde dental diariamente?

O sorriso tem sido uma das principais preocupações para os brasileiros nos últimos tempos. 

Segundo estatísticas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, apenas entre 2015 e 2018, a procura por tratamentos embelezadores dentais cresceu mais de 300%.

Entre os procedimentos mais procurados, o aparelho de porcelana é o que tem ganhado mais notoriedade. Isso porque, além de não ser invasivo e dispensar o uso de anestesias, esse tipo de intervenção estética promete resultados imediatos e é mais acessível.

No entanto, às vezes, o cuidado com a saúde dental exige mais do que intervenções externas simples. 

Deste modo, quando o paciente possui problemas estruturais ou que sejam decorrentes de doenças bacterianas, o dentista precisa recorrer a outros tratamentos mais completos e que forneçam mais informações como o aparelho de porcelana preço ou a cirurgia de substituição dental.

Mas para que esses procedimentos sejam possíveis, o profissional precisa ter certeza quanto à qualidade da higienização e a integridade das estruturas ósseas da cavidade oral e dos dentes, garantindo a segurança e o sucesso dos processos.

Por isso, os pacientes precisam manter os cuidados recorrentes com a saúde dental para possibilitar a realização dessas intervenções e ainda assegurar a:

  1. Prevenção de problemas com a saúde

A manutenção da saúde dos dentes pode ser feita por meio dos cuidados individuais caseiros, por meio dos tratamentos odontológicos que visam recuperar a funcionalidade e a beleza dos dentes ou mediante o acompanhamento médico frequente.

Desta forma, o paciente pode garantir o controle das bactérias bucais e a diminuição na quantidade de ácido sulfuroso que é produzido por esses organismos.

Isso faz com que as estruturas dentárias estejam menos suscetíveis a formação de placas bacterianas e ao tártaro.

Esse cuidado é importante pois as formações danosas podem causar a:

  • Erosão dental;
  • Sensibilidade;
  • Formação de cáries;
  • Gengivites moderadas;
  • Periodontites.

Assim, além de prejudicar a estética oral – impedindo a realização de outros tratamentos necessários –, essas doenças podem causar o edentulismo (perda dentária em adultos) ao mesmo tempo em que comprometem a colocação da lente de contato dental de resina ou a realização de outras intervenções.

No entanto, os problemas causados por essas condições podem ser ainda mais severos para todo o organismo. 

Isso porque essas bactérias podem infectar os vasos sanguíneos da cavidade oral e se espalhar para todos os órgãos.

Isso faz com que esses organismos sejam capazes de criar colônias nas artérias, pulmões, válvulas do coração, cérebro, intestino e até no útero. 

As consequências dessas infestações podem levar ao desenvolvimento de patologias:

  • Cardiopáticas;
  • Respiratórias;
  • Aumento da propensão a doenças degenerativas;
  • Indução do parto prematuro.

Todas essas condições são grandes ameaças no cuidado estético dos dentes, pois deixam o paciente mais suscetível a complicações, infecções e até a rejeição de procedimentos cirúrgicos, bem como para a saúde como um todo – como pode ser percebido.

Por isso, para manter um sorriso mais agradável, garantir a saúde e a limpeza da região é a melhor forma de fazê-lo.

  1. Melhora da produtividade e atenção

O cuidado diário com a saúde bucal também é uma ótima forma de melhorar o desempenho no ambiente de trabalho e no âmbito escolar. Isso porque, a partir do cuidado com as estruturas dentais, é possível aumentar a concentração e aprimorar a produtividade.

Isso acontece, justamente, devido à prevenção de doenças que podem ser fontes de dores, desconfortos e mal estar. 

Tais inquietações comprometem a capacidade de focar em tarefas específicas, diminui a proficiência da aprendizagem e ainda podem causar faltas no serviço.

Além disso, as más formações da mandíbula e dos dentes são capazes de originar problemas crônicos de dores na cabeça, pescoço e na parte superior das costas, alterações no processo de crescimento, fraturas dentais e o acometimento pelo bruxismo.

Assim, a realização do tratamento ortodôntico – por meio do uso das facetas de porcelana nos dentes ou qualquer outro tipo de acessório de correção estrutural –, é a principal maneira de promover a melhora das condições que comprometem a oclusão dentária.

Esse tipo de tratamento tem, inclusive, se tornado cada vez mais popular entre os pacientes com mais de 30 anos. 

Para essas pessoas, o cuidado com a saúde e estética dental pode ser realizado de forma mais discreta por meio de aparelhos que possuem materiais translúcidos.

Isso garante um procedimento efetivo e rápido, ao mesmo tempo em que faz a manutenção de uma boa aparência durante o próprio tratamento e oferece informações extremamente importantes como os alinhadores invisiveis preço.

  1. Garantia de um organismo mais forte

Além de proporcionar uma estética mais agradável ao sorriso, a atenção com a saúde bucal é capaz de melhorar a eficiência da mastigação, otimizar o processo de absorção de nutrientes e garantir um organismo mais forte e resistente.

Essa melhora nas condições físicas e o revigoramento do sistema imunológico deixam os dentistas mais dispostos a realizar procedimentos mais invasivos que promovam a estética, pois as chances do desenvolvimento de complicações se tornam menores.

O cuidado com a saúde bucal pode ainda melhorar a qualidade da respiração, evitando a síndrome do respirador bucal – quando o paciente passa a respirar pela boca – que causa problemas com:

  • Oxigenação do cérebro;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Transtornos de aprendizagem;
  • Piora no desempenho de atividades físicas;
  • Déficit de atenção, entre outros.

O acompanhamento odontológico frequente pode ajudar a identificar precocemente condições mais graves que comprometam o bem-estar dos pacientes, como feridas cancerígenas, diabetes, problemas nas vias respiratórias ou problemas intensos de estresse que precise de um acompanhamento profissional especializado.

A importância do sorriso para garantir uma vida mais feliz e saudável

Desta forma, é possível perceber como os dentes interferem na saúde física e em como essas perturbações induzem o funcionamento de todo o organismo, consequentemente, afetando o bem-estar e o desempenho no dia a dia.

No entanto, todos esses transtornos também acabam afetando a saúde mental, a confiança e a qualidade de vida das pessoas. 

Isso ocorre porque esses aspectos são capazes de limitar as relações sociais, a segurança na tomada de decisões, a capacidade de se impor frente a uma situação importante ou no desempenho de uma conversa eloquente em reuniões.

Assim, a aparência dos dentes tem um grande peso na beleza geral do rosto e pode comprometer ou incentivar o conforto com o próprio sorriso, fazendo com que os pacientes o façam com maior frequência ou evitem fazê-lo.

Contudo, o próprio sorriso é capaz de tornar a vida do paciente mais feliz e saudável. 

Segundo o HCor, o próprio ato de sorrir auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na diminuição da dor, controla os níveis de estresse, equilibra as emoções e melhora a autoestima.

Dividir o riso com as pessoas ajuda na liberação de substâncias responsáveis pela sensação de alegria, como a endorfina e a serotonina, fazendo com que doenças como a ansiedade e depressão sejam controladas.

Rir também pode manter os músculos descansados por até 45 minutos, estimulando a perda calórica, o fortalecimento do abdômen, a criatividade, a conectividade com as outras pessoas e o aprofundamento dos laços nas relações pessoais ou profissionais.

Por isso, cuidar da saúde e da aparência dos dentes pode representar uma melhora significativa em todos os aspectos da vida das pessoas. 

Desde as questões mais externas, como a aparência e o desconforto estético, até os pontos relativos à saúde e ao bem-estar geral.

Assim, fazer consultas constantes com um dentista confiável e qualificado é fundamental para todos os pacientes. 

Por isso, a recomendação básica é de que essas visitas sejam feitas, pelo menos, uma vez a cada seis meses. 

Deixe um comentário Cancelar resposta