Poluição: como afeta a nossa pele

poluição

Que a poluição pode ser extremamente prejudicial, causando uma série de efeitos negativos para as pessoas, todos nós aprendemos desde crianças e devemos ter essa consciência.

Você sabia que ela também pode prejudicar a nossa pele? O maior órgão do corpo humano, que é a nossa pele, está em contato direto com o ar durante o dia todo, por mais que utilizemos peças de roupa para cobrir boa parte do corpo.

Logo, a poluição pode causar diversos efeitos negativos em uma parte tão importante do corpo. Conheça agora quais são essas consequências, ou seja, entenda como a poluição afeta a nossa pele e saiba como você pode diminuir os danos causados.

Afinal, os efeitos da poluição podem estar presentes na vida de todas as pessoas, desde colaboradores que trabalham em escritórios fechados ou até mesmo funcionários de empresas que fazem impermeabilização de fachadas, por exemplo, expostos durante boa parte do dia ao ar livre.

Acompanhe o artigo para informações que podem ser extremamente valiosas sobre os efeitos da poluição na pele.

O que é poluição

Antes de mais nada, precisamos definir o conceito de poluição para facilitar o entendimento central do tema.

Dizemos que a poluição é a presença de substâncias, energia ou outros agentes em quantidades ou condições que prejudiquem o meio ambiente, a saúde humana ou a qualidade de vida.

Outra definição aceita diz que a poluição é todo tipo de mudança indesejada no meio ambiente, de forma física, biológica ou química. E, essas alterações têm impactos nos organismos presentes no ambiente, ou seja, nos ecossistemas.

Há vários tipos de poluição, como:

  • Do ar;
  • De água;
  • Do solo;
  • Poluição sonora;
  • Poluição luminosa.

Dizemos que a poluição pode ser causada por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis para gerar energia, ou por eventos naturais, como erupções vulcânicas.

A poluição pode ter sérias consequências, tanto para o meio ambiente  quanto para a saúde humana, incluindo doenças respiratórias, problemas de saúde mental, danos à flora e fauna e consequências negativas na pele humana, que veremos melhor adiante.

Além disso, é importante atentar-se ao tema pois ele afeta as pessoas em vários nichos sociais e profissionais. Responsáveis por movimentação de cargas suspensas, por exemplo, podem sentir os efeitos da poluição do ar diariamente, durante o trabalho.

Mas, não pense que apenas os profissionais que passam o dia a dia ao ar livre podem ser afetados negativamente pela poluição. Afinal, os diversos tipos de dano podem prejudicar as pessoas em vários lugares diferentes.

Se você pensar em um profissional responsável por adm condominial, por exemplo, ele pode ser afetado pela poluição sonora das grandes cidades, mesmo que trabalhe todos os dias dentro de seu escritório.

Por isso, é importante estar sempre atento aos diversos tipos de poluição.

Tipos de poluição

Vejamos então, brevemente, cada um dos tipos de poluição citados anteriormente, para que você saiba como cada fator pode agir e interferir na qualidade de vida humana de formas diferentes.

Poluição do ar

A poluição do ar ocorre quando há altas concentrações de poluentes, como dióxido de carbono, monóxido de carbono, ozônio e partículas finas, na atmosfera. Há diversos outros elementos químicos que não causam efeitos negativos no ar, como o nitreto de silício, por exemplo.

A poluição do ar pode ser causada por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, logo, a falta de regulamentação industrial e o excesso de veículos circulando nas grandes cidades pode aumentar consideravelmente esse fator.

Esse tipo de poluição pode ter sérias consequências para a saúde humana, como doenças respiratórias, problemas cardíacos e consequências para a pele, que veremos melhor em breve.

Motoristas, jornalistas, vendedores de eletrônicos, fabricante de portas de alumínio, artistas, todas as pessoas podem ser afetadas pela poluição do ar, diariamente, afinal, ele está inevitavelmente presente na rotina de todos os seres humanos.

Poluição da água

A poluição da água ocorre quando substâncias químicas, materiais orgânicos ou inorgânicos e outros poluentes são lançados em corpos d’água, como rios, lagos e oceanos.

Esse tipo de poluição pode afetar diretamente a saúde humana e de animais aquáticos, bem como a qualidade da água para uso doméstico e industrial. É válido lembrar que a água é fundamental na grande maioria das empresas, em diversos setores.

Uma companhia que fabrica subsídios para a montagem de itens como uma estante em aço inox, por exemplo, utiliza água em diversas etapas do processo. 

Por isso, a poluição desse componente também deve ser evitada ao máximo, por causar impactos negativos de várias formas diferentes.

Poluição do solo

A poluição do solo ocorre quando substâncias químicas, materiais orgânicos ou inorgânicos são lançados no solo, danificando a camada superior e afetando a qualidade do solo para a agricultura e outros usos.

A poluição do solo pode afetar a saúde humana e a dos animais, bem como a qualidade dos alimentos cultivados no solo contaminado.

Poluição sonora

A poluição sonora é a primeira que se diferencia das anteriores, em termos de como ela ocorre. Aqui, não temos substâncias químicas ou materiais orgânicos sendo lançados em um meio específico.

Esse tipo de poluição acontece quando o ruído excessivo e incômodo é produzido por atividades humanas, como tráfego, construção e eventos musicais. A poluição sonora pode afetar a saúde mental e a qualidade do sono das pessoas e causar estresse em animais.

Se pensarmos em um ambiente profissional como um escritório, por exemplo, para diminuir os efeitos da poluição sonora, pode ser fundamental comprar divisória de ambiente e instalá-la nas empresas, por exemplo.

Poluição luminosa

Por fim, temos a poluição luminosa, que ocorre quando há excesso de luz artificial à noite, prejudicando a visão das pessoas e afetando a rotina de atividades de animais que dependem da luz natural para se orientar e se reproduzir.

Com relação às anteriores, esta é uma das menos graves, que tem as consequências de menor impacto principalmente para nós humanos. Também é uma das mais fáceis de se evitar, utilizando os devidos objetos de proteção.

Como a poluição afeta nossa pele

Enfim, chegamos ao tema central deste artigo e vamos refletir sobre como a poluição afeta a nossa pele. Antes, saiba que o principal tipo do problema que causa impactos negativos em nossa derme é a poluição do ar.

A poluição do ar pode ter um impacto negativo na saúde da pele de várias maneiras, a seguir, separamos alguns dos efeitos mais comuns da poluição do ar na pele.  

Envelhecimento precoce

A poluição do ar pode danificar as células da pele, o que pode levar ao aparecimento de linhas finas e rugas prematuras, além do aumento da flacidez da pele, e o surgimento de manchas.

Logo, a primeira consequência que podemos verificar pode ser considerada estética, todavia, uma pele que envelhece precocemente também pode trazer problemas a sua saúde, como doenças dermatológicas difíceis de serem tratadas.

Pele seca

Outra consequência altamente verificada pela poluição do ar na pele é a possível contribuição com a desidratação.

Logo, além do envelhecimento precoce da derme, você pode ficar com a pele mais seca, que pode chegar à descamação. Além disso, lesões podem ser causadas com o aumento desse fator, algo que pode trazer complicações mais graves.

Acne

O terror de muitas pessoas durante a adolescência pode ser agravado, ou trazido de volta durante a vida adulta devido à poluição.

Afinal, o ar poluído pode obstruir os poros da pele, o que pode levar ao surgimento de acne. Cravos e espinhas, além de serem um problema estético podem causar uma série de dores de cabeça, como dores, coceiras, lesões e cicatrizes.

Sensibilidade

Também podemos dizer que a poluição do ar pode agravar condições de pele sensíveis, como eczema, dermatite e seborreia.

Portanto, se você já possui algum desses problemas, saiba que a poluição pode ser especialmente prejudicial, aumentando a sensibilidade da sua pele e fortalecendo esses fatores negativos.

Como minimizar os efeitos da poluição na pele

Para minimizar os efeitos da poluição do ar na pele, é importante seguir uma rotina de cuidados com a pele adequada, incluindo o uso de produtos dermatológicos específicos, que previnem boa parte dos danos.

Listamos a seguir algumas das práticas que podem ser adotadas na sua rotina a fim de minimizar os efeitos causados pela poluição na pele humana. São elas:

  • Use produtos de cuidado da pele, como cremes, hidratantes e protetores solares;
  • Lave o rosto com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia para remover possíveis impurezas;
  • Evite ficar exposto por longos períodos de tempo em áreas com altos níveis de poluição;
  • Use máscaras protetoras quando for necessário sair em áreas com altos níveis de poluição;
  • Beba a quantidade correta de água diariamente, para manter a pele hidratada;
  • Evite fumar, pois o tabaco contribui para a poluição do ar, além de causar danos diretos em seu sistema imunológico e na pele em si;
  • Siga uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais, que ajuda a manter a pele saudável;
  • Use produtos de maquiagem e cuidados pessoais que sejam livres de ingredientes químicos prejudiciais para a sua derme;
  • Pratique exercícios regularmente, o que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, e sua saúde como um todo, incluindo o bem estar da pele;
  • Use produtos para limpeza doméstica não tóxicos, pois alguns produtos químicos podem contribuir para a poluição e danos diretos ao maior órgão do corpo humano, a pele.

Seja você um profissional do ramo empresarial, um especialista em segurança ou o profissional responsável por definir o valor de vistoria veicular em determinada companhia, é importante tomar todos os cuidados possíveis para diminuir a poluição causada e os efeitos negativos desse fator na sua saúde, incluindo sua pele.

Por isso, atente-se a tudo o que foi dito e adote as medidas listadas na sua rotina o quanto antes, dessa forma, você deve evitar os problemas, que podem não parecer tão grandes, mas causam dores de cabeça ao longo do tempo.

Além disso, é importante participar de esforços para reduzir a poluição do ar, como reduzir o uso de combustíveis fósseis e apoiar energias renováveis.

Deixe um comentário