Qual a especialidade de um médico dermatologista?

Qual a especialidade de um médico dermatologista? Essa é uma dúvida comum.

O dermatologista é responsável por estudar doenças que afetam a pele (o maior órgão do corpo humano), seu tratamento e prevenção. 

Esta especialidade médica é muito extensa e pode tratar uma ampla variedade de problemas de pele, além de condições no cabelo, unhas e outras membranas mucosas (como pálpebras ou genitais).

Da mesma forma, a pele é um órgão que pode manifestar problemas internos de saúde, além daqueles que são identificados com problemas eminentemente de pele. 

Por exemplo, uma erupção cutânea pode indicar alergia e uma cor amarelada na pele pode estar relacionada à doença hepática.

Se você deseja saber mais sobre qual a especialidade de um médico dermatologista, não deixe de acompanhar esse artigo!

dermatologista

Qual a especialidade de um médico dermatologista?

A dermatologia nada mais é do que uma especialidade médica, portanto, para atuar neste campo da saúde, o profissional deve ter um diploma universitário em Medicina. Junto com ele, ele deve estudar a especialização em Dermatologia Médico-Cirúrgica.

Como já mencionado, esta especialidade é tão extensa que existem diferentes tipos de especialização dentro dela. Portanto, qualquer dermatologista profissional também pode ter treinamento específico em:

  • Dermatologia estética. Esta subespecialidade é responsável pelo cuidado de uma pele saudável, melhorando sua estética e prevenindo o desenvolvimento de doenças. Por exemplo, dentro desta especialidade, encontramos tratamentos realizados para a remoção de manchas ou cicatrizes derivadas de acne ou outras doenças de pele.
  • Dermatologia cirúrgica. Ela se identifica com a especialidade em dermatologia que usa procedimentos cirúrgicos para o tratamento de doenças de pele. Estes podem ser ambulatoriais ou com hospitalização subsequente. 
  • Dermatologia pediátrica. Um dermatologista também pode tratar problemas que afetam especificamente uma idade precoce. Sejam doenças congênitas ou aquelas que afetam especialmente crianças, como atópicas ou assaduras.

Doenças comuns tratadas pelo dermatologista

Na dermatologia, há uma ampla gama de condições, por isso é aconselhável que seja um especialista neste campo que diagnostique a doença para identificar qual é a correta. Nesta seção, definimos brevemente quais as principais doenças tratadas por um dermatologista:

  • Eczema. Doença inflamatória da pele. Geralmente causa coceira e vermelhidão na área. Pode estar associado a um problema de alergia ou dermatite atópica ou de contato.
  • Alopecia. Envolve perda de densidade de cabelo, perda de cabelo. A causa mais comum é por razões hormonais.
  • Urticária. Trata-se da proliferação de urticária avermelhada com coceira muito intensa. Pode ser agudo ou crônico e suas causas mais comuns são certos medicamentos, alimentos ou estresse (embora em muitos casos sua origem seja desconhecida).
  • Dermatite. A pele tem hipersensibilidade e muitas vezes está intimamente relacionada à rinite alérgica, conjuntivite, asma ou mutações genéticas. Geralmente aparece em bebês e durante a infância, embora a dermatite possa se manifestar em qualquer idade.
  • Psoríase. Esta doença crônica de pele se manifesta de muitas maneiras diferentes, embora seja identificada com inflamação da pele e cuja principal causa é a genética. Seus sintomas são erupção cutânea e coceira.
  • Acne. É a doença inflamatória que afeta a maioria da população durante a puberdade. Sua principal causa é a secreção de hormônios e sebo.
  • Câncer de pele. Condição em que há um crescimento descontrolado de células, sem que sejam devidamente eliminadas.

Quando você deve ir ao dermatologista? 

É essencial ir a um dermatologista especialista quando um sintoma que se manifestou na pele, unhas, couro cabeludo ou mucosa não diminuir ao longo do tempo. 

Isso pode indicar uma doença grave ou pode até afetar o paciente psicologicamente, já que a pele é um órgão completamente exposto ao exterior. Portanto, uma visita ao seu dermatologista deve ser feita.

Qualquer alteração suspeita na aparência da pele, irritação ou lesão persistente é uma indicação de que você deve visitar o consultório de um dermatologista:

  • Quando você sente que tem alterações no cabelo (queda, perda de volume) …
  • Se você acha que suas unhas estão fracas.
  • Você tem feridas na boca.
  • Quando você encontra lesões na área genital.

Ao procurar um profissional da área, você terá um diagnóstico correto e também poderá ter o melhor tratamento possível para o seu problema.

Deixe um comentário